O resultado foi histórico para Portugal, mas não só: Até à vitória de Salvador Sobral, nunca nenhum outro país tinha vencido com uma pontuação tão alta. No total, somando as classificações atribuídas pelos jurados nacionais (382) e pelo público (376), "Amar pelos Dois" arrecadou 758 pontos.
"Amar pelos dois" venceu a 6 de março a final do Festival da Canção, que decorreu no Coliseu dos Recreios de Lisboa. Com esta canção, Portugal regressou, após um ano de ausência, ao Eurovisão, onde se estreou em 1964.
A penúltima vez que Portugal competiu numa final do Festival Eurovisão da Canção foi em 2010, com a canção "Há dias assim", interpretada por Filipa Azevedo.
Este ano, assinalou-se a 62.ª edição do concurso, tendo Portugal falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016).
A edição 2017 do Festival Eurovisão da Canção ficou marcada por um conflito entre Ucrânia, país anfitrião, e a Rússia. A 13 de abril, a Rússia anunciou que não iria participar no concurso após a Ucrânia ter impedido a entrada da concorrente russa em território ucraniano.
A cantora Yulia Samoylova está proibida de entrar na Ucrânia durante três anos, por ter dado um concerto na Crimeia em junho de 2015, após a anexação russa daquela península em 2014.
A organização do festival, que insistiu na participação da cantora russa, ameaçou excluir a Ucrânia das próximas edições do concurso se Kiev insistir em proibir a entrada de Yulia Samoylova no país.
A Rússia já anunciou que a cantora irá representar o país na edição de 2018 do concurso.
Os países que participaram na final do Festival Eurovisão da Canção 2017 foram Portugal, Moldávia, Azerbaijão, Grécia, Suécia, Polónia, Arménia, Austrália, Chipre, Bélgica (apurados na primeira semifinal), Áustria, Roménia, Holanda, Hungria, Dinamarca, Croácia, Noruega, Bielorrússia, Bulgária, Israel (apurados na segunda semifinal), França, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido (os denominados 'Cinco Grandes') e a Ucrânia.
Comentários