Artigo

Manoel de Oliveira homenageado esta noite na RTP

A RTP presta homenagem a Manoel de Oliveira, que morreu na madrugada desta quarta-feira, com a emissão de dois filmes e uma entrevista.

A entrevista de Fátima Campos Ferreira ao realizador inicia uma noite de homenagem na RTP1, às 21 horas. Em "Por Dentro", Oliveira fala da vida, dos afetos e da arte, numa conversa registada no dia em que completou 103 anos.

Às 21h54 o canal propõe o último filme do cineasta, "O Velho do Restelo", que reúne, num banco de jardim do século XXI, Dom Quixote, Camões, Teixeira de Pascoaes e Camilo Castelo Branco numa deambulação entre o passado e o presente, derrotas e glórias, vacuidade e alienação. Diogo Dória, Luís Miguel Cintra, Mário Barroso e Ricardo Trêpa compõem o elenco.

A homenagem a Manoel de Oliveira continua na RTP2, com "O Estranho Caso de Angélica", considerado o oitavo melhor filme de 2010 para a revista norte-americana The New Yorker. A obra conta a história de Isaac (Ricardo Trêpa), um judeu que foge do massacre da II Guerra Mundial. Ao chegar a uma cidade da região do Douro, o jovem é chamado para fotografar Angélica (Pilar Lopez), que tinha acabado de falecer. Na casa, em luto, Isaac descobre Angélica e fica deslumbrado com a sua beleza. Quando encosta o olho à lente a jovem parece voltar à vida, só para ele. Isabel Ruth, Leonor Silveira e Luís Miguel Cintra também fazem parte do elenco.

A grelha da RTP2 sofre assim alterações, sendo a sua emissão de hoje a seguinte:

21h00 – Jornal 2
21h45 – Página 2
21h58 – Prémios Sophia
23h49 – O Estranho Caso de Angélica
1h25 – Janela Indiscreta

O último episódio da série "A Herança" será emitido na próxima segunda-feira, o que faz com que a estreia da série "Um Crime, Um castigo" tenha lugar na terça-feira, dia 7 de abril.

Comentários