Ronnie Corbett, um dos comediantes mais populares da televisão britânica, morreu esta quinta-feira, 31 de março, aos 85 anos. A notícia foi confirmada pelo agente.

"Um dos mais amados artistas do país faleceu esta manhã, rodeado pela sua família (...)", disse o agente, em comunicado citado pela BBC, acrescentando que a família pede privacidade "neste momento muito triste".

Corbett ficou conhecido nos anos 1960 por dar corpo a várias personagens em "The Frost Report". Mas foi em "The Two Ronnies", série da BBC, que conquistou os britânicos, ao fazer dupla com Ronnie Barker, ator que morreu em 2005.

Ronnie Corbett destacou-se também na sitcom "Sorry" (1981-1988), onde interpretou Timothy Lumsden, um homem que nunca conseguia sair de casa.

"Small Talk", "Criaturas Ferozes", "Love Soup" e "The Sarah Jane Adventures" foram outros dos trabalhos onde participou o comediante que arrancou gargalhadas aos britânicos durante mais de 50 anos.

Recentemente, Corbett participou no especial da BBC Radio 4 que juntou parte dos guionistas da série "Sorry".

Tony Hall, diretor geral da BBC, sublinhou que Corbett foi um grande entertainer. "Foi um dos verdadeiros grandes nomes da comédia britânica", disse ao jornal The Guardian.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, também já reagiu à notícia da morte do comediante. "Ronnie Corbett teve o raro talento de fazer rir todas as gerações. Será recordado como um dos um dos maiores comediantes de todos os tempos", frisou.