Artigo

Música e cinema na passagem de ano da RTP 2

O canal público propõe a transmissão do espetáculo «Te Deum» e do western «Maverick», no dia 31 de janeiro.

TE DEUM EM SÃO ROQUE

Em direto da Igreja de São Roque, a RTP2 transmite o concerto "Te Deum em São Roque", em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian e a Santa Casa da Misericórdia.

O Coro Gulbenkian, sob a direção do Maestro Jorge Matta, conta com os primeiros solistas Ana Quintans (soprano), Benno Schachtner (contratenor), Fernando Guimarães (tenor), Diogo Oliveira (baixo), Marisa Figueira (soprano), Joana Nascimento (contralto), Pedro Cachado (tenor) e Manuel Rebelo (baixo).

A tradição de cantar o Te Deum no dia 31 de dezembro, como ação de graças pelo ano que passou, deu origem a uma das consideradas cerimónias litúrgico-musicais mais importantes da Lisboa setecentista. Depois do sucesso da reconstituição histórica de uma dessas cerimónias, o Coro e a Orquestra Gulbenkian voltam à Igreja de S. Roque, desta vez com um Te Deum de Leal Moreira, composto em 1786.

Dia 31, às 17:00, na RTP2
Produção: RTP, 2012
Realização: José Sacramento

MAVERICK

Um western aventureiro sobre a odisseia de um jogador de póquer transformada num grande espetáculo de ação por Richard Donner e cujo elenco é composto por Mel Gibson, Jodie Foster e James Garner.

No Oeste, Bret Maverick inicia uma trepidante corrida contra relógio para conseguir reunir a tempo o dinheiro necessário para poder entrar num fabuloso torneio de póquer.

Maverick visita velhos amigos e outros não tão amigos na esperança de conseguir cobrar dívidas. Pelo caminho cruza-se constantemente com a bela Annabelle Bransford, uma aventureira tão sedutora quanto perigosa, bem como com o misterioso Marshall Cooper, que parece suspeitar da atividade de Maverick no que respeita ao jogo.

Por outro lado, há quem tente evitar a tudo o custo a participação de Maverick no torneio. A viagem de Maverick vai revelar-se uma odisseia de perigos, surpresas e muitas trapalhadas.

Dia 31, às 22h35, na RTP 2

Realização: Richard Donner
Autoria: William Goldman
Produção: Bruce Davey e Richard Donner
1994, 119 min, Estados Unidos da América

Comentários