Depois de duas temporadas centradas em Pablo Escobar, o serviço de streaming confirmou que novos episódios serão centrados no traficante Gilberto Rodríguez Orejuela, personagem interpretada por Damián Alcázar.

Depois de ter cumprido sete dos 15 anos da pena a que foi condenado em 1995, Gilberto Rodriguez Orejuela, também conhecido como “O Senhor”, saiu em liberdade da prisão de Combita devido a várias reduções da pena por “boa conduta”.

Em 2003, as autoridades antidroga da Colômbia voltaram prenderam o chefe do cartel de cocaína de Cali, depois da libertação ter chocado os colombianos. Dois anos depois,  o traficante foi extraditado para os Estados Unidos, onde foi condenado por tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais.

A família Rodriguez Orejuela começou por ser modesta tendo os seus membros passado de mensageiros, à construção de um império de pequenas farmácias, tendo o negócio passado mais tarde para o tráfico de cocaína e a posse de dezenas de empresas, indústrias, bancos, emissoras e clubes de futebol.

O cartel de Cali chegou a ser responsável por 80 por cento das exportações de cocaína para os Estados Unidos no início dos anos 1990.

Em 1994 a família foi protagonista de um escândalo, ao ser tornado público o financiamento do cartel de Cali à campanha eleitoral do candidato presidencial Ernesto Samper, que ocuparia o cargo até 1998.