Artigo

«O que eu vejo na TV»: Rita Salema

A atriz Rita Salema é fã de novelas, informação, programas de história e natureza. “Ama” o Professor Marcelo Rebelo de Sousa e dispensa os comentários de José Sócrates.

Quais os seus programas de televisão preferidos?
Noticiários, embora ultimamente esteja a evitá-los um bocadinho para não ficar deprimida, porque é mais do mesmo. Mas gosto de estar atualizada e vejo a informação. Também gosto muito de ver filmes e séries e adoro ver o Canal História, passo ali horas. Também aprecio o National Geographic, de que aprendi a gostar por causa da minha filha, que adora animais, e passamos tardes a ver coisas extraordinárias.

Acompanha telenovelas?
Vejo todos os primeiros episódios das novelas de todos os canais. Adoro ver os meus colegas e fico feliz da vida quando as novelas portuguesas têm grandes audiências. Depois não as sigo, porque como os atores são todos meus colegas e a maioria meus amigos, é-me complicado envolver na história. É o defeito de ser atriz. Gosto mais de ver com pessoas desconhecidas.

Futebol, costuma ver?
Vejo sempre o meu Sporting e a Seleção Nacional. Depois, como a minha família é quase toda do Benfica, quando os encarnados jogam faço sempre um jantar lá em casa. E até já cheguei a comprar o canal do Benfica para eles poderem ver um desafio...

Reality shows como “Big Brother” e “Casa dos Segredos” fazem parte dos seus hábitos de consumo televisivo?
Às vezes espreito. Não vou mentir. Quando está a dar, às vezes passo por lá.

Quem são os seus pivôs de notícias preferidos?
É um orgulho termos pivôs de televisão tão brilhantes. Não consigo destacar nenhum, temos uma belíssima informação, estão todos de parabéns.

Marcelo Rebelo de Sousa, José Sócrates, Marques Mendes, Santana Lopes. Qual destes comentadores políticos será o melhor?
Amo o Professor Marcelo. Mas acho que também temos outros comentadores políticos muito bons. Também gosto muito de Marques Mendes e Pedro Santana Lopes. De José Sócrates não gosto mesmo!

Quais os atores/atrizes, nacionais e estrangeiros/as, que mais gosta de ver em ação na TV?
Portugueses não vou dizer porque são muitos. Mas adoro o Al Pacino e o Anthony Hopkins, são os meus preferidos, assim como a Meryl Streep e a Julia Roberts.

Se tivesse de eleger o/a melhor apresentador/a da TV portuguesa na área do entretenimento, quem escolheria?
Temos muito bons mas vou dizer uma estrangeira: a Ellen Degeneres.

Se tivesse poderes para alterar uma coisa que fosse no funcionamento e oferta dos canais nacionais, por onde começaria?
Nos últimos três anos voltou a apostar-se menos na ficção e nas novelas e mais nos reality shows. No entanto, julgo que se chegou à conclusão que as novelas são fundamentais e um produto eterno como, aliás, se vê pelo exemplo brasileiro.
Nós nascemos com os pais e os avós a contarem-nos histórias e quando somos crescidos continuamos a precisar daquele bocadinho a seguir ao jantar de alguém a contar-nos uma história. As novelas preenchem esse espaço. Sou fã de novelas. Claro que quem nos incutiu isso foram os brasileiros e eu habituei-me a que me dessem um bocadinho de novela antes de ir para a cama.
Portanto, queria muito que se continuasse a apostar na produção portuguesa, novelas e séries.

Comentários