Artigo

O que ver no Queer Lisboa 18? O MEO Kanal dá uma ajuda

O Queer Lisboa é o único festival de cinema nacional de temática gay, lésbica, bissexual, transgénero e transsexual e entra este ano na 18ª edição. Fique a par da programação no MEO Kanal 162012.

O filme "Hoje eu quero voltar sozinho", do brasileiro Daniel Ribeiro, é o filme proposto pelo Brasil aos Óscares de 2015 e abre nesta sexta-feira o Queer Lisboa, no Cinema São Jorge. O trailer deste drama sobre sexualidade e amizade na adolescência pode ser visto no MEO Kanal do festival, assim como os de centenas de outros filmes do cartaz deste ano.

A 18ª edição do festival é descrita pela organização como a maior de sempre, com 135 filmes, dos quais 18 são de produção portuguesa, e estende-se pela primeira vez ao Porto, em outubro, na Casa das Artes.

Da programação destaca-se uma retrospetiva do realizador norte-americano John Waters, que inclui a comédia "Pink Flamingos" (1972), e um ciclo com a filmografia completa do britânico Ron Peck.

Das escolhas portugueses fazem parte "Boa noite Cinderela", de Carlos Conceição, exibido em Cannes, "Cigano", de David Bonneville, e cinco curtas experimentais de António da Silva, realizador que tem tido presença regular no Queer Lisboa.

Está prevista também a estreia nacional de "Party girl", de Marie Amachoukeli, Claire Burger e Samuel Theis (França), filme vencedor da Câmara de Ouro do festival de Cannes deste ano.

Este ano, a secção "Queer Focus" é dedicada a África, reunindo uma filmografia de produção exclusivamente africana que revela questões políticas e culturais do continente, assim como as formas como o seu cinema tem lidado com as questões de género.

O Queer Lisboa, que terá sessões na Cinemateca Portuguesa, encerra na capital no dia 27, com "Flores raras", filme de Bruno Barreto, inspirado no romance entre a escritora Elizabeth Bishop (Miranda Otto) e a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares (Glória Pires).

Além de trailers da maioria dos filmes da programação, o MEO Kanal 162012 conta com excertos de algumas obras e com o spot promocional da edição deste ano.

@SAPO TV com Lusa

Comentários