A British Academy of Film and Television Arts revelou a lista de nomeados para a edição de 2017 da vertente de televisão dos prémios BAFTA (os prémios de cinema já foram entregues no início do ano). "The Crown", série original da Netflix, lidera as nomeações aos prémios que distinguem anualmente o melhor que se faz em televisão.

Num artigo de análise aos nomeados aos BAFTA TV, o The Guardian analisa que a indústria tem assistido ao "triunfo das séries de televisão que nunca foram transmitidas na TV". "As listas dos BAFTA mostram-nos um freeze-frame anual das tendências da TV. E o mais impressionante deste ano é que duas das mais fortes concorrentes nunca foram exibidas na televisão", frisa o jornal britânico.

Transmitida pela Netflix, "The Crown" conta com cinco nomeações, ficando à frente de todas as produções exibidas pela BBC, o canal que historicamente mais produz no Reino Unido, segundo o The Guardian. Já a BBC 3, canal que foi empurrado para o online em 2016, conseguiu oito nomeações pelos dramas "Murdered by My Father" e "Thirteen" e pelas comédias "Fleabag" e "People Just Do Nothing" .

Na categoria que premeia séries produzidas fora do Reino Unido, as séries exibidas em serviços de streaming também conquistaram mais terreno este ano. "Stranger Things", da Netflix, e "Transparent", da Amazon (em Portugal, a série é transmitida pelo TV Séries), competem com "The Night Of", da HBO, "American Crime Story: O Caso de OJ Simpson", da FOX.

As nomeações aos prémios que premeiam o melhor do que se faz em televisão são um indicador do sucesso das séries, mas as redes sociais também ajudam a medir a popularidade das produções. Nos últimos anos, séries da Netflix como "House of Cards" (em Portugal, a série é transmitida pelo TV Séries mas também está disponível no serviço de streaming), "Narcos", "Stranger Things" e, mais recentemente, "Por Treze Razões" têm conquistado os utilizadores das redes sociais, dominando, por exemplo, os temas de conversa no Twitter.

De acordo com uma investigação da Brand Watch, empresa responsável por monitorizar conteúdos nas redes sociais, as produções originais da Netflix estão a roubar terreno aos canais de televisão tradicionais. Segundo o estudo, o serviço de streaming é o "canal mais amado nas redes sociais".

Numa pesquisa desenvolvida em 2015, com base em 10 séries da Netflix, a Brand Watch concluiu que os utilizadores do Twitter mencionaram diretamente as produções 1 756 810 vezes.

No Facebook, o nível de popularidade das séries também pode ser medido pelo número de pessoas que seguem os grupos ou páginas oficiais ou de fãs. Porém, as produções dos canais tradicionais levam a melhor: por exemplo, a página de "Orange Is The new Black" na rede social conta com mais de sete milhões de seguidores, enquanto que a "A Guerra dos Tronos", da HBO, soma 20 milhões de 'gostos'.

TV tradicional ou conteúdos na web?

Em Portugal, segundo um estudo apresentado pela Entidade Reguladora da Comunicação (ERC), em 2016, 99% dos inquiridos admitiu ver televisão de forma regular. O documento revela ainda que o consumo de "conteúdos audiovisuais na web não é uma prática enraizada nas rotinas da maioria dos inquiridos, embora atinja já valores muito expressivos entre os 15 e os 34 anos".

No estudo As Novas Dinâmicas do Consumo Audiovisual em Portugal, a ERC revela ainda que "a compra de música e de filmes e séries online é uma prática residual obtendo valores abaixo de 8 % em todas as faixas etárias".