Através do site oficial, a Ordem dos Enfermeiros revelou que vai processar o canal de Queluz de Baixo. "Na sequência da reportagem “As contas da Ordem” emitida ontem, domingo, 12 de Fevereiro, no 'Jornal das 8' da TVI, a Ordem dos Enfermeiros (OE) entendeu dever emitir o seguinte comunicado", pode ler-se. A entidade defende que "a Bastonária não foi ouvida a propósito dos factos apresentados na referida reportagem, apesar de ter mostrado total disponibilidade para ser entrevistada".

"Em momento algum a OE, enquanto instituição, foi questionada sobre os supostos factos, documentos e eventos descritos na referida reportagem da TVI. As questões previamente colocadas pela TVI à OE e a que esta respondeu, eram todas de natureza genérica", explica a OE, acrescentando que "nem a instituição nem os seus dirigentes foram ouvidos, tendo-se-lhes sonegado o exercício do direito ao contraditório, antes da peça ir para o ar".

"Tais factos, documentos e eventos apresentados na reportagem da TVI ou são falsos, ou estão deturpados ou das suas características e circunstâncias não é possível retirar as conclusões que deles se extraíram na identificada peça jornalística", explica o comunicado partilhado online.

A Ordem dos Enfermeiros frisa ainda  pretende "tornar público que, na sequência dos danos incorridos na reputação pessoal, institucional e profissional quer desta associação pública, quer dos seus dirigentes, desencadeará de imediato iniciativas para reposição da legalidade, destacando de entre elas os necessários procedimentos judiciais".