Artigo

Os bonecos de Sara-a-dias saltaram das redes sociais para o MEO Kanal

Talvez já tenha ouvido falar da Sara-a-dias, as ilustrações que, pela mão de Sara Osório, conquistam as redes sociais com engraçadas caricaturas do quotidiano da autora. A “bonecada” de Sara tem agora outra missão: acompanhá-lo na Volta a Portugal em MEO Kanal, dando-lhe a conhecer o que de melhor existe de norte a sul do país.

18 distritos, 18 ilustrações que reúnem aquilo que é mais característico de cada distrito. Sara teve aliar criatividade e conhecimento para criar imagens que refletissem a cultura de cada um dos lugares que a Volta a Portugal em MEO Kanal lhe pretende mostrar em apenas 20 semanas.

“A minha ideia foi fugir um pouco à ideia da Volta a Portugal em bicicleta e à imagem tradicional da caravana. Então, partindo do conceito de olhar em pormenor cada distrito, criei o bonequinho dos binóculos”, conta Sara, levantando o véu sobre aquilo que motivou a criação destas ilustrações, que remetem o leitor para um olhar mais atento sobre a gastronomia, a cultura e as especificidades de cada recanto português.

“Para cada distrito fiz uma pesquisa detalhada. Assim também fiquei a conhecer algumas histórias e tradições do país”, conta Sara, acrescentando que a seu cargo ficou a responsabilidade de criar a uma imagem de raiz para este projeto, os “binóculos” de cada distrito e um mapa do país que guia o leitor nesta Volta a Portugal em MEO Kanal.

A Volta a Portugal em MEO Kanal é uma iniciativa que pretende, ao longo de 20 semanas, dar voz às pessoas e convidá-las a mostrar o que de melhor se faz na sua terra. Conheça o país de norte a sul - e em alta definição - no Kanal 901120 ou no site do projeto.

A par deste projeto, Sara faz alguns trabalhos personalizados de ilustração e já publicou o seu primeiro livro, “Palhincócegas”, escrito por Alexandre Honrado. Esta obra, dedicada aos mais pequenos, foi selecionada como um dos melhores livros portugueses na Feira de Bolonha, o maior evento internacional na área da Literatura, que reune editoras de todo o mundo.

Infelizmente, ainda não é possível a Sara viver apenas da ilustração, pelo que mantém um emprego de atendimento ao público. Sara-a-dias, as suas rubricas virais na internet, nascem exatamente da vontade de “dar largas à imaginação”. “A Sara-a-dias foi uma maneira de fugir a este lado sério que tenho de ter todos os dias das 9 às 18h”, conta a ilustradora.

“Este projeto, a Sara-a-dias, entrou em funcionamento em março de 2012 e começou com uma brincadeira”, conta Sara, cujos “bonecos” são retratos do seu quotidiano ou, por vezes, considerações sobre temas da atualidade ou problemas comuns. A ilustradora recorda dois desenhos com grande sucesso na redes sociais: o primeiro retratava o momento em que decidiram suprimir algumas carruagens do metro da linha verde, em Lisboa, o que tornava os regressos a casa uma verdadeira aventura. O segundo dizia respeito à polémica da blogger Pepa. “Foi assim que fui ganhando o terreno nas redes sociais: com a partilha e os comentários. É sempre uma surpresa quando a minha página tem mais ‘likes’ ou é partilhada”, conclui Sara.

Quando lhe perguntamos se a exposição acarreta responsabilidade responde-nos dizendo: “Não tenho medo de cair no ridículo. Os comentários que faço online faço-os na minha vida normal. Não desenho a pensar que vai ser partilhado. Até pode trazer responsabilidade, eu é que não penso nela”, diz. “Acabo por ser um bocadinho um livro aberto”, conclui Sara.

De blog pessoal aos quase 4000 mil ‘likes’, as aventuras de Sara-a-dias vão ganhando outra dimensão. Se ainda não conhece o trabalho da autora visite a sua página do Facebook. Abaixo deixamos-lhe uma galeria das ilustrações feitas para cada um dos distritos da Volta a Portugal em MEO Kanal. Veja e divirta-se, quem sabe não é surpreendido.

Comentários