Artigo

"Os Simpsons": Há 30 anos a entrar nas nossas casas

Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie estão de parabéns. "Os Simpsons" estrearam a 19 de abril de 1987, há 30 anos.

Os Simpsons são uma das famílias mais famosas de todo o mundo e começaram a entrar nas nossas casas a 19 de abril de 1987, num segmento do programa "The Tracy Ullman Show". Homer, o pai, funcionário da usina nuclear local, Marge, a mãe de voz rouca, e as crianças Bart, Lisa e Maggie ganharam a sua própria série de animação na FOX dois anos depois, em dezembro de 1989, e foram imediatamente adotados pelos telespectadores.

Atualmente na 28ª temporada, "Os Simpsons" foi recentemente renovada por mais duas temporadas, o que permitiu a este símbolo da cultura pop norte-americana bater as marcas que ainda faltavam, renovando ainda o recorde do Guinness de sitcom de animação há mais tempo em prime-time.

No início, a série tinha mais de 15 milhões de telespectadores regularmente, chegando a 33 milhões no episódio mais assistido, "Bart Gets an F", da segunda temporada, transmitido em outubro de 1990. A audiência declinou progressivamente depois, fazendo temer pelo futuro da série, transmitida por uma rede de televisão nacional gratuita, que se recuperou nesta temporada.

Razões para o sucesso? Será difícil lista-las todas, mas a animação excêntrica e sentido de humor conseguiram apelar várias faixas, ultrapassando fronteiras culturais e geracionais. O carisma das personagens também ajudou: tanto do quinteto do núcleo familiar principal como de dezenas de outros habitantes de Springfield - do pérfido Mr. Burns ao sempre alcoolizado Barney, do inseguro Milhouse ao desbragado palhaço Krusty.

Ainda maior do que a lista de personagens é a quantidade de convidados especiais, um aglomerado de nomes de várias áreas do entretenimento ou até da política que ajudou a alargar o fenómeno e a aproximar esta família de públicos aparentemente díspares.

Aproveite para fazer o quiz e descubra que personagem seria:

A marca dos 500 episódios foi atingida em fevereiro de 2012, no episódio que contou com a participação do fundador do WikiLeaks, Julian Assange. Cinco anos antes, em 2007, a série saiu do pequeno para o grande ecrã, um filme que arrecadou mais de 500 milhões de dólares norte-americanos em todo do mundo.

"Os Simpsons" já foi galardoada com 32 prémios Emmy e foi classificada como a melhor série do século XX pela revista Time.

De "Pulp Fiction" a "O Padrinho": as principais referências feitas em "Os Simpsons"

Em "Os Simpsons" as referências a elementos da cultura pop são constantes. Um utilizador do Vimeo (@cgmmzz) criou um vídeo onde, lado a lado, mostra as cenas da série de animação e as imagens dos filmes que serviram de inspiração.

Ao longo de 27 temporadas, a série de televisão recriou cenas de filmes de Stanley Kubrick, Alfred Hitchcock, Francis Ford Coppola ou Steven Spielberg. No vídeo, são analisadas cerca de 30 cenas de "Os Simpsons" que foram inspiradas em filmes como "Pulp Fiction" (1994), "Psycho" (1960) ou "O Padrinho" (1972)

Veja o vídeo:

Comentários