A escolha de  Jodie Whittaker para protagonizar "Doctor Who" agradou a Theresa May, primeira-ministra do Reino Unido. "Existe muita versatilidade e os espectadores têm que acreditar sempre que o Doctor é a pessoa mais inteligente da sala, por isso acho que eles [a produção] tendem a ser certeiros no casting", frisou em entrevista à BBC News.

Já Nicola Sturgeon, primeira-ministra escocesa, recorreu ao Twitter para felicitar a atriz. “Bem-vinda, senhora”, escreveu na rede social.

A atriz de 35 anos, da série policial "Broadchurch", fará a sua estreia na saga no episódio especial de Natal 2017, indicou a BBC.

Criada em 1963, a série "Doctor Who" bateu o recorde de longevidade na categoria de séries de ficção científica, segundo o livro Guinness dos recordes. "Doctor Who" narra as aventuras de um alienígena da raça dos Senhores do Tempo (Time Lords), chamado Doutor, a bordo de uma máquina que pode viajar através do espaço e tempo e que aparenta ser uma cabine telefónica azul.

Jodie Whittaker será o 13º nome a interpretar o papel, após o escocês Peter Capaldi, que encarna o protagonista desde 2013.

A série celebrou o seu 50º aniversário há quatro anos, tendo transmitido simultaneamente um episódio especial em cerca de 100 países.