Artigo

Phineas e Ferb lutam pela primeira vez no especial "Star Wars": conheça dez curiosidades sobre esta aventura

Neste sábado, 13 de setembro, às 11h00, o Disney Channel vai estrear o episódio especial "Phineas e Ferb: Star Wars", no qual vão estar presentes personagens icónicas da saga intergalática como Luke Skywalker, Darth Vader, Han Solo ou Princesa Leia. Antes da aventura, deixamos dez curiosidades sobre este crossover.

Neste especial, Phineas e Ferb estão a viver na quinta vizinha de Luke Skywalker no planeta Tatooine quando R2-D2 os desafia para uma aventura relacionada com a Estrela da Morte - e com os planos para a fazer explodir. Com o destino da galáxia nas suas mãos, contratam a piloto Isabella, rival de Han Solo, para os ajudá nesta luta pela liberdade juntamente com a Aliança Rebelde.
Para piorar a situação, a Stormtrooper Candace tenta travar os Rebeldes e persegue-os por toda a galáxia na esperança de os combater. Entretanto, inicia-se um caos intergaláctico na Estrela da Morte quando Perry, o Rebelde, fica preso em carbonite ao tentar impedir que Darthenshmirtz utilize o seu Sith- inator.
A saga dá uma reviravolta para pior quando Ferb é apanhado, por acidente, num fogo cruzado do Sith-inator, que o transforma num Sith, contribuindo para a primeira e épica batalha entre irmãos.

10 curiosidades sobre "Phineas e Ferb: Star Wars":

1 - O especial contou com uma equipa de 200 pessoas
“Divertimo-nos muito a trabalhar no "Phineas e Ferb: Star Wars", mas foi um projeto gigante,” revela o co-criador da série, Jeff ‘Swampy’ Marsh. “Uma equipa global de cerca de 200 pessoas ajudou-nos a completar a animação. Temos pelo menos 50 pessoas no staff nos Estados Unidos, mas também tivemos um par de estúdios de fora a ajudar. Todos os da nossa equipa lutaram para trabalhar neste projeto. Assim que ouviram falar, quiseram dar uma ajuda. Tem sido um prazer e parece incrível. Mal podemos esperar para que todos possam ver a história final.”

2 - Atenção aos "Ovos de Páscoa" escondidos de "Star Wars"
“Escondemos imensos ‘Ovos de Páscoa’ para os fãs de Star Wars descobrirem”, ri Swampy. “Alguns são fáceis de encontrar. Outros são muito mais difíceis - esses são para os mega fãs de Star Wars. Tentem encontrá-los todos!”

3 - Phineas e Ferb lutam pela primeira vez
“Ao longo dos anos, tivemos imensas pessoas a sugerirem-nos que Phineas e Ferb deviam ter um confronto numa das nossas histórias,” admite Swampy. “Sempre dissemos que eles nunca deviam lutar, Phineas e Ferb são irmãos e os melhores amigos. Bem, isso é no nosso universo normal de 'Phineas e Ferb' – mas isto é o universo Star Wars e é muito diferente. Pela primeira vez em todo o sempre, Phineas e Ferb têm uma batalha – mas é uma incrível luta de sabres de luz. É mesmo uma cena fantástica!”

4 - Todo o elenco de vozes trabalhou sozinho na cabine de som
“Em certos projetos de animação, os atores do elenco de voz gravam todos as suas linhas juntos em grupo – isso não aconteceu em 'Phineas e Ferb', explica Swampy. “ Vinham todos, um de cada vez para gravarem as suas falas na cabine de som. Estavam lá completamente sozinhos!”

5 - Há cinco novas música intergaláticas
“Criámos cinco músicas novas para o especial Star Wars,” admite Swampy. “A minha favorita é a música de abertura, 'Tatooine', que é cantada por Phineas e Ferb. É sobre o porquê de gostarem de Tatooine e como eles não querem ir embora, o oposto de Luke Skywalker. Luke quer sair e aventurar-se pelo universo, mas Phineas e Ferb não percebem como é que alguém quer deixar o planeta. Quais são as outras músicas? Há a 'Rebel, Let’s Go' e 'I’m Feelin’ So Low', que são cantadas pela Vanessa. A 'In The Empire', cantada por Candace, Buford e Baljeet. E temos a 'Sith-Inator', cantada por Doof Darthenshmirtz.”

6 - O ator Simon Pegg dá voz a duas personagens na versão original
“Simon Pegg é um bom amigo da série, por isso queríamos mesmo envolvê-lo no especial Star Wars,” explica Swampy. “Eu conseguia vê-lo a fazer de C-3PO num sketch de comédia, por isso liguei-lhe e disse, ‘Eu sei que isto é estranho, mas será que podíamos contar contigo para fazeres de C-3P0 em 'Phineas e Ferb'?’ Ele adorou a ideia e respondeu, ‘Já! Sim, adoraria fazê-lo.’ Pouco depois, estávamos a escrever uma parte para o comandante da Candace e, na minha cabeça, só ouvia a voz do Simon. Liguei-lhe de volta e disse, ‘Tenho outra parte para ti se quiseres fazer.’ Ele mandou uma gravação e usámos a sua voz na animação. É fantástico.”

7 - Os criadores também participam
Mantenham os olhos abertos para verem uma participação dos criadores de 'Phineas e Ferb', Jeff ‘Swampy’ Marsh e Dan Povenmire! “Tínhamos que ser aqueles que operam o trator de raios da Estrela da Morte,” revela Swampy. “É uma pequena e divertida brincadeira do episódio que foi muito engraçada de fazer!”

8 - A animação demorou mais de um ano a ser feita
“Do início ao fim, trabalhámos mais de um ano no especial Star Wars”, admite Swampy. “Assim que a fusão entre a Disney e a Lucasfilm foi anunciada, começamos a trabalhar neste projeto nas nossas cabeças. O Dan Povenmire e eu estávamos sentados no escritório nesse dia, onde rabiscámos uma foto de Doofenshmirtz como Doof Darthenshmirtz. Enviámo-la para um dos chefes da Disney com uma nota a dizer, ‘Pressentimos um episódio especial!’ Ele mandou-nos uma nota de volta a dizer, ‘Eu não estou a brincar… Estou neste preciso momento a almoçar com o responsável da cadeia e estamos a discutir esse tema.’ Foi aí que tudo começou!”

9 - A estrela de "Phineas e Ferb", Dee Bradley Baker, é a voz de Chewbacca
“Dee Bradley Baker é a voz de Perry em 'Phineas e Ferb', mas também é a voz dos clones em The Clone Wars,” explica Swampy. “Ele é fantástico em vozes de animais e monstros por isso era perfeito para Chewbacca. Ele também é Sarlacc e o monstro e o monstro do compactador de lixo. Ele é fantástico!”

10 - Os criadores adorariam fazer mais especiais "Star Wars"
“Adoraríamos fazer mais especiais Star Wars,” diz Swampy, entusiasmado. “Mas acho que primeiro temos de ver os resultados deste episódio. Se 'Phineas e Ferb: Star Wars' receber ótimas críticas e todos o adorarem, tenho a certeza de que nos voltarão a pedir para fazer outro. Adorávamos fazer mais!”

Comentários