Apesar de fictício, o presidente Frank Underwood tem conquistado os Estados Unidos e praticamente todo o mundo. A personagem interpretada por Kevin Spacey em "House of Cards" chegou esta segunda-feira, 22 de fevereiro, à Smithsonian National Portrait Gallery, local onde habitualmente figuram quadros com todos os (verdadeiros) presidentes norte-americanos.

O retrato de Underwood foi pintado pelo artista Jonathan Yeo, britânico que já pintou, por exemplo, Ricardo III, Nicole Kidman ou Shakespeare.

"Esta colaboração entre Kevin Spacey, Jonathan Yeo e o museu resultou numa obra que retrata o ator num papel convincente", sublinha Kim Sajet, diretor do museu, em comunicado, sublinhando que a obra pretende também retratar "as novas formas de consumo de média".

Na apresentação da obra, Kevin Spacey confessou estar feliz por ver um retrato seu na galeria de arte. "É uma grande honra estar na Smithsonian e uma emoção ver Frank a ocupar o seu lugar entre os presidentes neste ambiente histórico", acrescentou o ator.

O retrato vai estar em exposição na National Portrait Gallery, em Washington, até outubro. A quarta temporada de "House of Cards" estreia dia 4 de março na Netflix. Em Portugal, os novos episódios arrancam a 5 de março no TVSéries, e não no serviço de streaming, visto que os direitos de transmissão da série foram vendidos à NOS.