Artigo

«Presos no Estrangeiro» conta a história que inspirou o filme «Argo», de Ben Affleck

A nova temporada de "Presos no Estrangeiro" estreia no National Geographic Channel (NGC) a 16 de julho, pelas 22h10, e mergulha em vários casos de raptos, tráfico de droga, corridas ilegais ou missões de resgate como a que inspirou o filme "Argo", de Ben Affleck.

"Presos no Estrangeiro" é uma das mais longas e populares séries documentais do NGC e a sua nona temporada está prestes a arrancar.

Entre as histórias destes novos episódios conta-se a de uma famosa e audaciosa missão de resgate levada a cabo pela CIA. Em "O Verdadeiro Argo", são apresentados os pormenores da história verídica por trás do resgate de um grupo de seis diplomatas norte-americanos aprisionados no Irão em 1979, acontecimento que inspirou o filme "Argo", de Ben Affleck, vencedor do Óscar de Melhor Filme este ano.
O episódio será emitido num especial de domingo, no dia 18 de julho, pelas 21h40, ao contrário de todos os outros episódios, emitidos às terças-feiras.

Outra história emblemática apresentada em "Presos no Estrangeiro" é a de o Senador John McCain e Ernest Brace se terem tornaram prisioneiros de guerra do Vietname e como se mantiveram vivos com a ajuda e apoio mútuo sem nunca se terem encontrado.

Para além destes dois episódios, a série documental propõe a de um traficante e mafioso hippie, a de um homem que ficou refém no Iraque durante 311 dias, a de um traficante de animais selvagens e de vários traficantes de droga ou a de um gang americano envolvido em corridas de rua ilegais.

Sinopses dos episódios:

"Serpentes a Bordo": 16 de julho, às 22h10
O vendedor de tapetes Tom Crutchfield cumpre um sonho de infância que junta aventura, viajar pelo mundo e répteis ao tornar-se num doa maiores traficantes de animais exóticos da América. À medida que agentes infiltrados se preparam para o prender por tráfico ilegal das espécies mais raras do mundo, ele voa até Belize para evitar a acusação. Sob pressão do governo americano, que quer a sua deportação, Tom acaba por ser preso pelas autoridades de Belize e mantido numa prisão no meio da selva conhecida pela sua brutalidade.

"Fugir de uma Prisão Mexicana": 23 de julho, às 22h10
No verão de 1972, os surfistas califronianos Mike Cooke, Mace Stanley e um colega de liceu percorriam a costa oeste do México quando dois traficantes os convencem a envolver-se numa aventura em que tinham que levar uma tonelada de marijuana para os Estados Unidos da América. Depois de os destroços de um navio os terem deixado encalhados, os surfistas foram presos e levados para uma prisão mexicana. Com uma pedra e uma faca, os prisioneiros conseguiram fugir do forte de betão no espaço de três meses.

"O Verdadeiro Argo": 28 de julho, às 22h40
Este episódio especial conta-nos a verdadeira história que inspirou o filme "Argo". O antigo agente da CIA e mestre de disfarces, Antonio Mendez – interpretado no filme por Ben Affleck – revela como, no calor da crise de reféns iraniana em 1979, planeou a audaciosa missão de resgate de seis diplomatas que tinham fugido da embaixada dos Estados Unidos da América em Teerão. Desesperado por uma história que lhe permitisse entrar no Irão e levar os diplomatas até ao aeroporto, Mendez teve a ideia louca de dizer que se tratava de uma equipa de filmagens de Hollywood. Mendez revela que se algum dos elementos da sua equipa tivesse apresentado essa ideia, o teriam mandado embora de imediato. Mas sendo o único plano viável, Mendez não tinha alternativa se não levar a cabo o que viria a ser a missão mais arriscada da sua carreira. Este episódio foi gravado em Teerão e é baseado na história que deu a Ben Affleck o Óscar de Melhor Filme com a sua criação de "Argo".

"Pelo Arizona": 30 de julho, às 22h10
Quando o inglês Shaun Attwood começou a consumir ecstasy para se refugiar do stress da sua nova vida como corretor em Phoenix, Arizona, depressa ficou fascinado pelo dinheiro e glamour do tráfico de droga à escala industrial. Shaun vive uma vida à grande até o chefe da máfia local ter posto a sua cabeça a prémio. Aterrorizado pelo mundo do crime em que tinha entrado, Shaun decide voltar ao modesto estilo de vida que levava, mas não antes de ver a sua vida ficar virada ao contrário.

"Máfia Hippie": 13 de agosto, às 22h10
O LSD mudou a vida de Eddie Padilla. Encorajado a ajudar a formar um movimento chamado de Brotherhood of Eternal Love (Irmandade do Amor Eterno), dedicado a levar ácidos e a traficar droga pela fronteira do México para fazer dinheiro. Quando Eddie se apaixona por uma viciada em cocaína, ele faz um negócio envolvendo o tráfico de cocaína no Peru com o objetivo de sustentar o caro estilo de vida da sua paixão. Este negócio leva-o à House of the Devil (Casa do Diabo), a mais notória prisão do Sul da América, onde a sua única hipótese de sobrevivência é fugir.

"Reféns no Vitname: McCain e Brace": 20 de agosto, às 22h10
Este episódio conta a história de dois pilotos feitos prisioneiros durante a Guerra do Vietname: John McCain – conhecido Senador americano – e Ernest Brace, que dependeram um do outro para conseguirem sobreviver. McCain era um piloto de bombardeiros no exército americano que foi forçado a ejetar-se durante uma emboscada em Hanoi e que foi apanhado logo após ter aterrado num lago. Brace era um piloto civil que acabou por se tornar no mais longo prisioneiro civil da guerra do Vietname.

"Gangster de Las Vegas": 27 de agosto, às 22h10
Em Las Vegas o mafioso associado Frank Cullotta é o tenente para o notório chefe da máfia Anthony ‘The Ant’ Spilotro. Durante dois anos a equipa de assaltos de Cullotta, a ‘Hole In The Hall Gang’, levaram a cabo grandes rixas nas ruas de Las Vegas somando assaltos que lhe renderam à volta de 1,5 milhões de dólares. Mas, o FBI consegue colocar um informador no seio do gang. Este ajuda à realização de uma mega operação que leva à captura do gang com a mão na massa durante um assalto a uma joalharia.

"Enterrado Vivo": 3 de setembro, às 22h10
Quanto o oficial retirado Roy Hallums é raptado no Iraque o seu primeiro pensamento vai para a sua família que não faz ideia de onde ele está. Tendo aceito um trabalho a dar suporte ao exército americano, ele está perfeitamente ciente dos riscos que corre e opta por não preocupar a sua família. Quando um gang de mascarados rompe no seu escritório, ele sabe que as pessoas que mais ama estão prestes a descobrir tudo da pior maneira possível.

Comentários