Quantas séries viu este ano? E de quantas ouvi falar? Provavelmente já perdeu a conta. Segundo o departamento de estatística do canal FX, em 2016, foram realizados 455 formatos com produção parcial ou total nos Estados Unidos - um aumento de 150% face a 2011.

Em relação a 2015, no ano que agora termina registou-se um crescimento de 8% na produção televisiva norte-americana. Para o estudo, os investigadores contabilizaram as produções transmitidas na televisão tradicional e via serviços de streaming, como a Netflix ou a Amazon Prime.

Feitas as contas, a produção televisiva tradicional até registou uma quebra. De acordo com o departamento de estatística do canal FX, os canais de TV criaram 362 formatos, menos 13 do que em 2015. Porém, a produção dos serviços de streaming cresceu mais de 100% - de 46 para 96.

Para John Landgraf, executivo do canal, o crescimento irá ser travado. "Acho que estamos a crescer até um estado de oferta excessiva, que irá, a certo ponto, começar a descer lentamente, talvez de mais de 500 séries para 400 ou um pouco menos do que isso", advogou.

"Embora atualmente haja melhor televisão do que em qualquer outra altura da história, os espectadores têm mais dificuldades do que nunca para distinguir o que é incrível daquilo que é meramente competente", frisa Landgraf.

Paralelamente ao estudo, a FX estima que, em 2017, os serviços de streaming produzam mais de 130 séries.

Veja também: As melhores séries do ano para a equipa do SAPO Mag