Artigo

Quer mudar de canal? Largue o comando, use a cabeça

A aplicação "Mind Control TV", apresentada pela BBC, permite que os espectadores escolham o programa que querem ver através do pensamento.

Embora ainda esteja em fase de testes, com o protótipo de uma versão experimental, a novidade criada pela rede britânica promete mudar a forma como vemos televisão e sobretudo o conceito de zapping.

Os espectadores apenas têm de pensar no programa que querem ver, depois o "Mind Control TV" faz o resto. A aplicação capta os sinais da atividade cerebral através de dois sensores de um acessório eletroencefalográfico que pode ser utilizado em duas vertentes, concentração ou relaxamento, dependendo da modalidade escolhida, atenção ou meditação.

"Já podemos imaginar um mundo em que, em vez de nos levantarmos do sofá ou pegarmos no comando, só temos de pensar 'Muda para a BBC One'", adiantou Cyrus Saihan, responsável pelo desenvolvimento de negócios da BBC Digital.

A novidade poderá ser especialmente oportuna para espectadores com dificuldades motoras ou mesmo para os que estejam completamente paralisados, assinalam os criadores.

O primeiro teste já foi realizado, revela o Independent, e para já as reações são mistas. Há quem elogie o caráter inovador do projeto, mas também quem se queixe de que o processo é, por agora, mais lento do que mudar de canal através do comando de televisão.

Comentários