Quintino Aires, comentador do programa "Você na TV", da TVI, tem estado envolvido em várias polémicas nos últimos anos. Recentemente, o psicologo foi criticado nas redes sociais por ter afirmado que “75% das pessoas que consomem cannabis envolvem-se sexualmente com pessoas do mesmo sexo”.

Anteriormente, em 2016, o comentador disse que a grande maioria da comunidade cigana não trabalhava e que traficava droga. As declarações motivaram dezenas de queixas à Ordem dos Psicológicos Portugueses (OPP).

Segundo o Público, a estação de Queluz de Baixo diz que "não tem conhecimento de qualquer processo deontológico ou judicial visando anular a inscrição do Dr. Quintino Aires na Ordem dos Psicólogos", frisando que o psicólogo "está inscrito, com inscrição em vigor".

O jornal avança ainda que foram entregues várias queixas à OPP, que resultaram na abertura de cinco processos - um deles foi arquivado; dois deram origem a repreensões; o quarto resultou numa pena de suspensão de três meses; e o último, relativo às declarações sobre a comunidade cigana, ainda está em aberto.

Até ao momento, nenhuma sanção relativa ao processo em curso foi concretizada porque o comentador da TVI recorreu da pena. Ao Público, o gabinete de comunicação da OPP esclareceu que decretou a suspensão temporária de Quintino Aires, acrescentando que a decisão está neste momento nas mãos do tribunal.

Caso a pena seja decretada, “durante o período de suspensão, o Dr. Quintino Aires estará impedido de exercer psicologia e de praticar os actos próprios da profissão”, explica a mesma fonte ao jornal.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.