Artigo

"Resgate no Evereste": Discovery Channel espreita a cordilheira mais perigosa do mundo

O documentário sobre pilotos que salvam vidas na montanha nepalesa estreia a 22 de março, às 21h00, no Discovery Channel. Veja as primeiras imagens.

A série documental segue a atividade diária do grupo de pilotos de helicópteros e equipas médicas que atendem chamadas de emergência durante a temporada de escalada de 2016, tanto nas suas arriscadas incursões pela montanha, em busca das vítimas, como na sua vida íntima, quando a missão termina e voltam a casa para as suas famílias.

O canal vai apresentar veteranos dos ares como o neozelandês Jason Laing, reconhecido com o prémio Piloto do Ano 2016 pelos esforços de resgate e recuperação após o terramoto de 2015; novatos do Evereste como o americano Ryan Skorecki, que começou a pilotar helicópteros em 2004 e já acumulou 6000 horas de voo; os nepaleses Surendra Paudel, que foi piloto do exército durante oito anos e já salvou a vida a muitas pessoas nos Himalaias, e Ananda ‘Andy’ Thapa, que vem da aviação comercial, e o capitão Siddartha Gurung, que já leva na carteira 18 anos a sobrevoar as montanhas nepalesas e que conhece os Himalaias como ninguém.

Ao longo de seis capítulos que serão emitidos com episódios duplos a cada semana, durante três semanas, os espectadores do Discovery Channel vão descobrir os pilotos e as suas máquinas a sobrevoar as montanhas em busca de vidas para salvar. Durante as missões, vais ser possível ver que o tempo é essencial quando o trabalho tem de ser desenvolvido em altitudes incompatíveis com a vida humana. Por fim, será ainda possível comprovar que a maior dificuldade que os pilotos enfrentam é decidir dar prioridade ao seu impulso de salvar os acidentados e feridos ou dar atenção ao senso comum e adiar a saída até que as condições sejam mais seguras e permitam fazer um resgate com um risco menor de provocar um acidente.

Comentários