Artigo

Rita Ferro Rodrigues: "O João Baião é uma alegria!"

Nova apresentadora do "Portugal em Festa", da SIC, no lugar da dispensada Merche Romero, Rita Ferro Rodrigues garante que a amizade entre as duas permanece intocável e confessa-se “muito contente” por estar a trabalhar ao lado de João Baião.

Como está a ser este regresso ao "Portugal em Festa"?
Está a ser ótimo. Foi bom ter parado porque estava a precisar de estar com os meus filhos, uma vez que tinha os fins de semana todos ocupados, mas está a ser muito bom este regresso.

É bom trabalhar com o João Baião?
Já há muito tempo que eu e o João queríamos trabalhar juntos e então parecemos aqueles casais em lua de mel. Estamos muito contentes, divertimo-nos imenso e o tempo passa a correr. O programa também está um bocadinho diferente e permite-me fazer muitas coisas que gosto, como a reportagem, por exemplo.

O programa é transmitido ao domingo mas durante a semana há muito trabalho “invisível”?
Durante a semana estudo os locais, há uma pesquisa que é feita pela equipa da Shine e eu gosto de saber tudo sobre a terra para onde vamos. Gosto de estar muito bem informada sobre a cultura, a gastronomia, quem são as figuras da cidade, etc., para que as pessoas sintam que chegamos lá e nos interessamos por elas e pela festa delas.

Como é dividir a apresentação com o enérgico João Baião?
O João é aquela alegria contagiante. Ele tem uma relação única com o público. Considero que a minha relação também é muito especial, mas a do João é realmente única. São muitos anos como figura pública, é muito acarinhado e tem uma energia muito própria.

É difícil acompanhá-lo?
Nem tento acompanhar! Acho que funciona bem termos cada um a nossa energia e as pessoas dizem que acham graça a isso. Eu sou mais tranquila do que ele e acho que isso funciona bem.

A Merche Romero saiu do "Portugal em Festa" para a Rita entrar. Ficou alguma mágoa entre as duas?
Não. Somos super amigas. Sabemos que em televisão é assim mesmo, não somos nós que somos responsáveis pelas decisões de quem fica e quem sai. Tive muita pena que ela não tivesse ficado, mas a vida é mesmo assim e estou certa que, mais cedo ou mais tarde, a Merche vai ter um projeto fantástico à altura dela.

Comentários