Artigo

RTP Memória entra em 2013 com recordações dos anos 90

«Viva os anos 90» dão o mote para a despedida ao ano de 2012 com alguns programas que marcaram as passagens de ano entre 1990 e 1993.

A RTP Memória recua no tempo e volta a transmitir os programas de réveillon dos primeiros anos da década de 90. A programação especial de passagem de ano do canal por cabo da estação pública começa logo às 06:00 do dia 31 de janeiro. .

No dia 1 de janeiro, o canal vai transmitir uma seleção dos anos 90 de "Música e Conversa na RTP Memória" e nos dias 2 e 3 de janeiro propõe os êxitos de "O Tal Canal" e "João Semana".

Conheça a programação especial:

Dia 31, às 20:00 - CRIME NA PENSÃO ESTRELINHA

Durante cerca de duas horas, Herman José prometeu ser a companhia ideal para a passagem do ano, secundado por São José Lapa, Rita Blanco, Ana Bola, Victor de Sousa, Lídia Sousa, Canto e Castro e Maria Vieira.

Para além de várias personagens já conhecidas, como o Esteves e a não menos famosa Maximiana, a Ivete Marise e o Serafim Saudade, Herman José apresentou um "boneco" novo: Hércules Poirot, detetive infalível.

Dia 31, às 22:30 - "GRANDE NOITE"

Esta será uma "Grande Noite" de passagem de ano de 1992 para 1993. Para além da muita música e alegria, contou com as participações de Ricardo Raposo, Adelaide Ferreira, Maria Vieira, João de Carvalho, Maria Dulce, Paula Guedes, e Alda Pinto.

Filipe La Féria convidou para uma passagem de ano na companhia de várias caras conhecidas dos palcos, como Lia Gama, João Baião, Joaquim Monchique, Miguel Melo, entre outros. Em formato de revista, o programa terá pequenas rábulas sociais e políticas, para além de muita música. A realização é de Fernando Ávila, em 1992.

Dia 31, às 00:45 - "HERMANIAS ESPECIAL FIM DE ANO"

Programa especial de fim-de-ano em que Herman José no personagem de Tony Silva interpreta alguns dos momentos mais hilariantes da carreira deste "verdadeiro artista".

Yvete Marise também terá uma participação bastante ativa neste programa, transmitido a partir do Casino da Merdaleja. Ana Maria Lucas, Carlos Cruz, Joaquim Letria, Nicolau Breyner, Teresa Guilherme e Valentina Torres foram os convidados.

Fernando Ávila realiza em 1991 esta passagem de ano, que conta com um extenso elenco de atores composto por Herman José, Ana Bola, Filipe Ferrer, José Pedro Gomes, Lídia Franco, Miguel Guilherme; Maria Vieira, Rita Blanco, Rosa Lobato de Faria, São José Lapa, e Victor de Sousa.

Dia 1, às 11:00 - "CONVERSAS VADIAS"

Maria Elisa entrevista o Prof. Agostinho da Silva. A ideia da série "Conversas Vadias" é confrontar o Professor Agostinho da Silva com perguntas das mais variadas personalidades da vida nacional.

Gravados quatro anos antes de sua morte, trata-se de uma conversa com um Agostinho da Silva ainda surpreendentemente lúcido, sedutor e perspicaz, considera a RTP.

Um programa emitido pelo canal público em 1990.

Dia 1, às 12:30 - "TRAVESSA DO COTOVELO"

Realizado em 1999, Maria Lúcia Lepecki apresenta este programa de conversa e tertúlia dedicado ao Natal.

A perda da religiosidade durante o Natal, tornando-se muito mais comercial; a festa de Natal em Timor Leste, com os soldados portugueses e aldeãos; o franco aumento do crédito ao consumo em 1999, principalmente durante a época natalícia; e a desmistificação do "bug" do milénio são alguns dos assuntos abordados.

A acompanhar Maria Lúcia Lepecki estiveram, em estúdio, Luís Coimbra, engenheiro aeronáutico; Conceição Casanova; Maria Flávia Monsaraz, astróloga e licenciada em Belas Artes; João Soeiro, comandante de aeronaves (piloto de avião); António Macedo, arquiteto, escritor e cineasta; Moisés Espírito Santo, professor na Universidade Nova de Lisboa, especialista em sociologia das religiões; Helena Matos; César Fernandes e Fernando Lopes.

Dia 1, às 14:00 - "GRANDE NOITE"

Em formato de revista, um programa com pequenas rábulas sociais e políticas e muita música.

Ana Zanatti foi a primeira convidada do programa de Filipe La Feria, que contou com várias caras conhecidas dos palcos, como Lia Gama, João Baião, Joaquim Monchique, Miguel Melo, entre outros.

Realização: Fernando Ávila
Produção: Teresa Guilherme
Autoria: Filipe La Féria
Música: Pedro Osório
Ano: 1992
Duração: 60 minutos

Dia 1, às 15:30 - "RUI VELOSO - MINGOS & OS SAMURAIS"

A obra-prima do considerado pai do rock português. Foi no Coliseu dos Recreios que Rui Veloso e a sua banda "Os Optimistas" apresentaram o duplo álbum "Mingos & Os Samurais", um trabalho que se debruça sobre a forma dura como é a vida é vivida durante a fase da adolescência. Essa tendência é bem visível nos quase hinos "Não Há Estrelas No Céu" ou "A Paixão (Segundo Nicolau da Viola)", tal como em quase todas as restantes músicas, nas quais são igualmente abordados temas associados, como a política, a crítica à globalização do rock, entre outros.

Realização: Jorge Rodrigues
Produção: Fernando Simas
Ano: 1990

Dia 1, às 17:15 - "CONVERSA AFIADA"

A vida em comum entre homens e mulheres é o tema escolhido para a conversa entre Joaquim Letria e os convidados António Mega Ferreira, Maria João Seixas e Inês Pedrosa.

Dia 1, às 21:15 - "CABARET" (COMPACTO)

Filipe La Féria criou uma série de programas com rábulas e números musicais tendo por palco o Teatro Politeama, em Lisboa. Neste programa, o espectador terá a oportunidade de assistir a um compacto com alguns dos momentos mais altos e com a participação de um elenco de luxo em que figuram, entre outros, os nomes de Simone de Oliveira, Carlos Quintas, Henrique Feist, Paula Guedes, Wanda Stuart, José Manuel Rosado, José Raposo e Paula Valério.

Dia 1, às 22:30 - "SIMONE DE OLIVEIRA, ALGUMAS CANÇÕES DO MEU CAMINHO"

A RTP Memória apresenta alguns dos mais significativos momentos que marcaram a apresentação de Simone de Oliveira na Sala Garrett do D. Maria II, em Lisboa.

"Algumas Canções do Meu Caminho", título do concerto e do programa, é uma espécie de viagem musical a 35 anos de carreira, revisitados num espetáculo com a realização de Nuno Teixeira, em 1991.

Dia 1, às 01:30 - "FERNANDO PEREIRA, COM HUMOR E CARINHO"

Ao vivo, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, veja Fernando Pereira no seu melhor, passando da piada mordaz e do trocadilho oportuno para a imitação certeira, com Paulo de Carvalho, Nelson Ned, Maria Bethânia, ou Michael Jackson a reviverem no seu corpo e na sua voz as mais delirantes metamorfoses.

Realização: Fernando Ávila
Produção: LuÍsa Maria Jacinto
Ano: 1991

Dia 1, às 03:15 - "SÉRGIO GODINHO, ESCRITOR DE CANÇÕES"

De uma série de concertos de Sérgio Godinho realizados em maio de 1990 no Instituto Franco-Português, com o título de "Escritor de Canções", resultou um produto para armazenar a memória do que foi o espetáculo.

A RTP Memória exibe um programa gravado ao vivo numa dessas noites em que o cantor se assumiu como um escritor de canções.

Realização: Teresa Olga
Produção: João Henrique
Ano: 1990

Dia 2 de janeiro, às 23:15 - "O TAL CANAL"

Realizador: Nuno Teixeira
Intérpretes: Helena Isabel, Herman José, Lídia Franco, Manuel Cavaco, Margarida Carpinteiro, Natália De Sousa, Victor de Sousa.

Dia 3 de janeiro, às 21:30 - "JOÃO SEMANA"

João Semana, a cavalo, atravessa o largo da Vila. É avisado de que Rodrigo Fonseca Magalhães o procura. Já em casa, João Semana conversa com Rodrigo F. Magalhães. Este tenta convence-lo a ir a Lisboa para uma reunião política. Joana repreende-o, pois prometeu não envolver-se nesses assuntos. Na barbearia o ambiente está agitado. O Barbeiro, com a ajuda de dois homens, tenta arrancar um dente a José das Dornas. Este grita de dor. No quintal de casa, Clara e Pedro beijam-se. O Reitor surpreende-os. Avisa-os que, apesar de serem noivos, não devem comportar-se assim. Em casa, José das Dornas está com dores. Pedro brinca com o facto de o pai ter ido ao barbeiro arrancar um dente em vez de procurar o médico. Em Lisboa, Daniel faz o seu exame final de medicina. Passa com distinção. João Semana observa José das Dornas. Conclui que o barbeiro lhe arrancou o dente errado. Pedro ri, divertido com a situação. Em Lisboa, Daniel participa numa sessão maçónica. No dia seguinte, José das Dornas enfrenta o Barbeiro. Este devolve-lhe o dinheiro que cobrou por arrancar-lhe o dente. Zé do Telhado e o seu bando assaltam dois guardas. Nessa noite, disfarçado de guarda, Zé do Telhado assalta a casa do Regedor.

Comentários