Gonçalo Reis, presidente do Conselho de Administração da RTP , revelou num texto publicado na edição de domingo, 3 de janeiro, do jornal Público quais as novidades que a RTP está a preparar para 2016.

No texto, o presidente do Conselho de Administração começa por sublinhar que em 2015 a “casa” foi reorganizada, revitalizada e que a RTP3, RTP Memória e Antena 3 foram reformuladas. Para 2016, Gonçalo Reis destaca que o canal um do operador público será o centro da mudança. “Em 2016 abordaremos de frente a RTP1, trabalharemos ainda outros canais e antenas de rádio e continuaremos a lançar iniciativas para afirmar cada vez mais a RTP como um espaço distinto da criatividade nacional e um agente ativo no panorama cultural”, escreveu na publicação.

A aposta em novas séries televisivas é um dos principais focos do ano. “Teremos séries, boas séries, linhas recorrentes de séries, produzidas em Portugal. Faremos como os operadores mais sofisticados do mundo, ou seja, vamos apostar sistematicamente neste formato que atravessa uma fase de ouro em tantos mercados, fidelizando públicos interessantes”, destaca Gonçalo Reis.

“Vamos produzir a ficção, os documentários, o humor que os outros não fazem, e que vamos abandonar as novelas em prime time que os outros fazem. E já agora, vamos tentar realizar ficção de nível global. E, mais cedo ou mais tarde, havemos de nos preparar para exportar produtos nacionais”, revela o presidente do Conselho de Administração da RTP.

Quanto à RTP Internacional, Gonçalo Reis avança que o canal “beneficiará dos novos programas produzidos pelos vários canais”. Além disso, em 2016, o operador público vai dar início às transmissões da RTP 3 Internacional em vários continentes.

No texto, o presidente do Conselho de Administração desvenda ainda que a RTP Açores e Madeira vão chegar à América do Norte.

Em 2016, segundo Gonçalo Reis,  o operador público vai iniciar a "transmissão dos canais RTP 3 e Memória na TDT de acordo com a solução setorial a definir pelas entidades competentes".

"Renovaremos os estúdios de informação, exportaremos a nova imagem da RTP 3 para a RTP 1, reforçaremos a capacidade produtiva nos centros regionais dos Açores e Madeira e lançaremos projetos arrojados para o centro de produção do Norte”, explica no texto.

No texto, Gonçalo Reis sublinha ainda que haverá mudanças no design dos sites da RTP, onde será disponibilizado parte relevante dos arquivos históricos. Além disso, em 2016, o operador público vai voltar a apostar nas edições de livros RTP.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.