Artigo

RTP1 apresenta grelha de programação para 2013

Canal público anuncia grandes mudanças na sua programação, já a partir de segunda-feira.

O estado-maior da RTP, com o presidente Alberto da Ponte à cabeça, reuniu em Lisboa as principais estrelas da casa para apresentar à imprensa a nova grelha do canal público.

O estado-maior da RTP, com o presidente Alberto da Ponte à cabeça, reuniu em Lisboa as principais estrelas da casa para apresentar à imprensa a nova grelha do canal público.

Há grandes mudanças, já a partir do próximo dia 14, com o objetivo de “cumprir os desígnios do serviço público de televisão” e tentar alcançar “o primeiro ou o segundo lugar nas audiências” dentro de um ano, segundo declarou o diretor de Programas, Hugo Andrade.

Fique a par das principais novidades anunciadas:

- O Telejornal, a cargo dos apresentadores José Rodrigues dos Santos e João Adelino Faria, não durará mais do que 40 a 45 minutos e será seguido pelo “360º”, um programa que analisa a fundo um tema do dia. Ao fim de semana, o principal espaço de informação será apresentado por António Esteves e Cristina Esteves.

- Todos os dias, pelas 21h, haverá um programa diferente de informação, de vários géneros jornalísticos: análise política, entrevista, reportagem. Ao domingo, a semana termina com o já veterano “Prós e Contras”.

- Por volta das 21h30 chega o entretenimento com a série “Sinais de Vida”, uma história que se desenrola num hospital lisboeta.

- Uma hora mais tarde, a RTP1 abre a janela do “infotainment” (informação e entretenimento), com documentários de vários géneros: o mistério das canções mais famosas, as raízes familiares de várias personalidades, os perfis de um Portugal desconhecido e as histórias de portugueses espalhados pelo mundo.

- Os concursos desaparecem do horário nobre, mantendo-se apenas “O Preço Certo”.

- Ana Bola e Vítor de Sousa regressam com uma sitcom semanal, “A Mãe do Senhor Ministro”, e Nicolau Breyner e Fernando Mendes avançam com outra, “Os Compadres”.

- O programa das manhãs “Praça da Alegria” deixa o Porto passa a ser apresentado a partir de Lisboa por Tânia Ribas de Oliveira e João Baião.

- “Portugal no Coração” animará as tardes com uma nova dupla de apresentadores: José Carlos Malato e Marta Leite de Castro.

- Catarina Furtado apresentará, possivelmente nas noites de sábado, um programa de talentos escondidos de celebridades baseado no formato internacional “Don´t Stop Me Now”.

- Ainda ao sábado à noite, destaque para a série “Depois do Adeus”, que começa por descrever o regresso dos retornados em 1975.

- O serão dos domingos será marcado pelo humor de Bruno Nogueira, Gonçalo Waddington e Tiago Guedes, que protagonizarão “Odisseia”.

Veja aqui as FOTOS da apresentação da nova grelha da RTP1:

Comentários