Em 2018, Portugal recebe pela primeira vez o Festival Eurovisão da Canção. A RTP será o canal responsável pela organização do evento e pretende uma edição de baixo custo.

Apesar do local para a realização do evento ainda não estar escolhido, o MEO Arena, em Lisboa, é o espaço preferido pela organização internacional da Eurovisão. Porém, vários municípios, como Santa Maria da Feira, Guimarães ou Portimão, já demostraram interesse em receber o eurofestival.

Segundo o Portal Porto., Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, em carta dirigida ao presidente do Conselho Metropolitano do Porto, frisa estar disponível para apoiar candidaturas da Área Metropolitana do Porto, nomeadamente do Europarque e do Multiusos de Gondomar.

"Quanto ao festival da Eurovisão: parece estar pré-determinado que decorrerá em Lisboa, mas trata-se de um evento que será organizado pela RTP. Ora, a exemplo do que sucede noutros países, seria bom que não ficasse subentendido que tem de ser em Lisboa", frisa o autarca.

Rui Moreira relembra que "a área metropolitana do Porto tem o Europarque e o Multiusos de Gondomar que certamente podem acolher este evento". "A área metropolitana tem todas as condições logísticas e hoteleiras para poder acolher os visitantes, não se entendendo porque parece excluída à partida. Que fique claro, a cidade do Porto não tem nenhum equipamento com as características exigidas, mas estará ao lado de qualquer município da Área Metropolitana que pretenda apresentar uma candidatura", sublinha.

Sem falar em valores, já que o dossiê ainda está a ser estudado, o presidente do Conselho de Administração da RTP disse esperar que o valor envolvido esteja "dentro do razoável".

"Já nos passaram o caderno de encargos, com requisições técnicas muito específicas", o que vai ser "trabalhado nas próximas semanas e meses", acrescentou, apontando que ainda está a ser definida a equipa que vai acompanhar o tema.

Para já, está agendada uma reunião com os responsáveis da Eurovisão para 13 de junho.

"Do ponto de vista técnico há muitas exigências e a RTP tem de o saber fazer", salientou, acrescentando que a realização do Festival Eurovisão da Canção vai levar à mobilização de recursos da RTP.

Gonçalo Reis disse que o local do evento ainda não está definido.

Sobre os custos do evento, que os media têm apontado entre os 30 e os 50 milhões de euros, tendo como referência a realização do mesmo evento em outros países, Gonçalo Reis apontou que há casos em que foi necessário construir pavilhões de raiz, o que não acontece em Portugal, que tem "infraestruturas excelentes".

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.