Artigo

Saída de Jay Leno promete mudanças na televisão norte-americana

26.03.2013

A televisão norte-americana está a ressentir-se da saída de Jay Leno do talk show "Tonight Show", um dos mais populares dos Estados Unidos, depois de o apresentador ter tido uma disputa com a direção do canal NBC.

Jay Leno deve passar a apresentação do programa para Jimmy Fallon, que pode transferir a sede do "Tonight Show" de Los Angeles para Nova Iorque.

Se a mudança for confirmada, esta será a segunda vez que Leno abandonará o "Tonight Show" em quatro anos. Em 2009, o substituto Conan O'Brien perdeu o posto em poucos meses, depois de uma queda das audiências e do desejo de Leno de regressar ao programa.

A eventual mudança para Nova Iorque será uma boa notícia para Jimmy Kimmel, que apresenta o talk show noturno do canal ABC em direto de Los Angeles. Se ficar "sozinho" na costa oeste, Kimmel terá para o seu programa todas as estrelas que residem na cidade californiana.

Apenas o programa de David Letterman, dedicado a entrevistas, do canal CBS, permanecerá sem ser afetado.

O jornal New York Times foi o primeiro a mencionar que Leno será substituído por Fallon no final de seu contrato, no fim do ano. Atualmente, Fallon apresenta o "Late Night With Jimmy Fallon", também da NBC. Executivos citados pelo jornal afirmaram que a mudança pode acontecer antes do outono.

As relações de Leno com a NBC ficaram tensas desde que o apresentador começou a fazer piadas, nos seus monólogos de abertura, sobre a audiência baixa do canal e os seus diretores.

As piadas provocaram uma reação furiosa por e-mal de um executivo da NBC, Robert Greenblatt, diretor do horário nobre do canal, mas Leno não mudou o discurso.

"Ouviram isto? Uma mulher sérvia de 28 anos tem uma rara doença neurológica que a faz ver tudo ao contrário. Não é incrível? Vê tudo ao contrário. De facto, ela pensa que a NBC está em primeiro lugar nos índices de audiência", disse Leno num dos seus programas.

Apesar da tensão, o talk show de Leno é líder de audiência entre os programas noturnos. Mas a NBC deseja contra-atacar a crescente ameaça de Kimmel, cujo programa teve o horário alterado pela ABC para competir diretamente com o "Tonight Show".

Fallon é visto como uma possibilidade de atrair a audiência jovem - muito concentrada na comédia e na internet -, sobretudo depois do sucesso dos seus duetos com Justin Timberlake, numa série de encontros em que ambos cantam excertos de canções de rap.

Por enquanto, ainda não foi divulgado o que Leno fará depois de abandonar novamente o "Tonight Show". Quando O'Brien o substituiu em 2009, Leno permaneceu na NBC como apresentador de um programa de entrevistas de um horário anterior. As audiências de ambos foram baixas e os executivos do canal recuaram na sua decisão. Leno acabou por voltar ao "Tonight Show" e O'Brien mudou-se para o canal a cabo TBS.

@AFP

Comentários