Antes de subir ao palco da final do Festival Eurovisão da Canção, Salvador Sobral recebeu um prémio nos Marcel Bezençon Awards. O cantor de "Amar pelos Dois" foi o grande vencedor do Artistic Award, galardão artístico para a melhor interpretação atribuído pelos comentadores de cada país.

Luísa Sobral, irmã de Salvador e compositora do tema, também foi distinguida com os prémios criados em 2012. A cantora portuguesa recebeu o Composer Award, troféu atribuído pelos compositores em concurso no evento.

Salvador Sobral será o 11º primeiro artista a subir ao palco da Eurovisão - antes de se ouvir "Amar pelos Dois" no Centro Internacional de Exibições, vamos ver as atuações da Israel, Polónia, Bielorrússia, Áustria, Arménia, Holanda, Moldávia, Hungria, Itália e da Dinamarca.

Os finalistas da Eurovisão são os 20 países selecionados em duas semifinais (Primeira semifinal: Portugal, Moldávia, Azerbeijão, Grécia, Suécia, Polónia, Arménia, Austrália, Chipre, Bélgica; Segunda semifinal: Bulgária, Bielorrússia, Croácia, Hungria, Dinamarca, Israel, Roménia, Noruega, Holanda e Áustria), os "Cinco Grandes" (França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido) e o país anfitrião, a Ucrânia.

A última vez que Portugal competiu numa final do Festival Eurovisão da Canção foi em 2010,  com o tema "Há Dias Assim", interpretado por Filipa Azevedo. A melhor classificação portuguesa no concurso foi um sexto lugar em 1996, com a canção “O meu coração não tem cor”, interpretada por Lúcia Moniz.