Frank e Claire, Walt e Jesse, Eleven e o Demogorgon, Pinot noir e caviar. Segundo o serviço de streaming, algumas duplas funcionam muito bem juntas e as séries de televisão e os filmes não são exceção. Pelo menos esta é a conclusão de um novo estudo da Netflix que revela uma nova forma de ver televisão.

De acordo com a análise do serviço de streaming, mais de 30 milhões de subscritores em todo o mundo intercalam o visionamento de filmes entre as maratonas das suas séries.

Após terminar de ver uma série, a maioria dos membros da Netflix (59%) faz uma pausa, que habitualmente dura três dias, antes de começar a ver uma nova série. Durante esse intervalo, mais de metade (61%) vê um filme. "Os membros da Netflix frequentemente optam por ver comédias românticas como 'Aloha' após assistir à deliciosamente excêntrica 'Unbreakable Kimmy Schmidt' ou veem a comédia criminal 'The Big Short' após a comédia dramática 'Orange is the New Black'", explica o serviço de streaming em comunicado.

“No nosso esforço contínuo para oferecer as melhores propostas de programação aos nossos membros, descobrimos que os filmes assumem um papel único nas rotinas das maratonas de visionamento”, frisa Ted Sarandos, Chief Content Officer da Netflix. "É interessante ver como um terço dos nossos utilizadores segue esse comportamento e a forma como os filmes escolhidos por esses 30 milhões de subscritores combinam com as séries", acrescenta.

A Netflix explica ainda que, depois de verem "House of Cards", alguns subscritores veem "Beasts of No Nation". Por outro lado, os seguidores de "Stranger Things" optaram por títulos semelhantes como "Super 8". Entretanto, os fãs de "Narcos" mantiveram a sua curiosidade sobre o tráfico de drogas com títulos como "Cartel Land".

Os documentários também têm um papel importante nesta pausa pós-maratona, segundo o serviço de streaming. "Os fãs de 'Marvel - Luke Cage' continuaram à procura da justiça em 'Amanda Knox', enquanto os fãs de 'Black Mirror' descobriram as consequências reais da tecnologia com 'Hot Girls Wanted'. Curiosamente, embora a maioria dos espectadores de 'BoJack Horseman' tenham escolhido stand-up comedy, alguns preferiram fazer uma pausa no caminho da autodestruição com a ajuda de 'Tony Robbins: I Am Not Your Guru'", concluiu o estudo.

Segundo a análise feita pela Netflix existe uma exceção ao padrão – a comédia. Quando os espectadores procuram diferentes tipos de entretenimento, tendem a escolher séries de comédia. Este comportamento nota-se em especial após as séries de terror, pois "os fãs do horror tendem a escolher com maior frequência comédias antes de passarem para o próximo conteúdo de pôr os cabelos em pé".

De acordo com o estudo, estas são as escolhas mais recorrentes de séries e filmes:

Estudo Netflix

Metodologia do estudo: A Netflix analisou informação de visualização de mais de 86 milhões de membros em mais de 190 países entre janeiro e outubro de 2016. O estudo incidiu sobre as variações de padrões de visualização dos membros, relacionando séries de TV com filmes.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.