Artigo

«Sharktember»: Setembro é o mês dos tubarões no Discovery Channel

Em setembro, o Discovery Channel vai ao fundo dos oceanos para celebrar "Sharktember", uma compilação de documentários sobre tubarões que vão protagonizar a programação do canal durante todo o mês.

O canal junta a experiência de investigadores, pescadores e outros especialistas todas as sextas-feiras, a partir das 21h00, com a emissão de doze títulos de dedicados aos tubarões. Para além disso, os especiais serão transmitidos nas tardes e horário nobre de segunda a sexta-feira e em forma de maratona aos fins de semana.

Sexta-feira 5 de setembro, estreia de "Tubarão Submarino", que mostra a experiência de um grupo de passageiros num barco de observação de baleias que fica preso em águas infestadas de tubarões. Como se não bastasse, aparece em cena o “Submarino”, o maior tubarão branco alguma vez avistado.

Uma semana depois, dia 12, há jornada dupla com a emissão de "Tubarões à espreita" (21h00) e "Tubarão: em busca de Colossus" (22h00). Em ambos os programas, o protagonista é o tubarão branco. "Tubarões à espreita" acompanha o biólogo marinho Greg Skomal numa ilha remota do pacífico considerada o local onde estão aos maiores exemplares do tubarão branco. Já a odisseia de um grupo de especialistas dá o mote a "Tubarão: em busca de Colossus", em busca de um predador com o qual não existe qualquer contacto visual desde 2011.

A 19 de setembro, às 21h00, "Eu também sobrevivi a um tubarão" vai descobrir as histórias de pessoas que ficaram cara a cara com os predadores mais temidos do oceano e que conseguiram sobreviver. Às 22h00 do mesmo dia o Discovery Channel emite "Tubarão Zombie", um especial que fala de uma teoria que promete imobilizar os tubarões.

A 26 de setembro, o especial começa às 21h00 com "Tubarão Alien", qeu segue Paul Clerkin, um investigador de tubarões de profundidade. O especialista vai aos mares de Madagáscar documentar um grupo de tubarões bio luminescentes, o último grupo conhecido em todo o mundo.

Logo depois, pelas 22h00, "O tubarão das profundezas" investiga a lenda de “Submarino”, um enorme tubarão branco que habita nas águas da África do Sul. Diz-se que este tubarão de 10 metros é o maior tubarão branco de todos os tempos. Os moradores acreditam que este animal é responsável por inúmeros ataques mortais, no entanto a sua existência não foi ainda comprovada.

Dia 3 de outubro destaca, a partir das 21h00, mais lúdico da observação de tubarões, acompanhando uma equipa de fotógrafos à África do Sul na esperança de fotografar um grande tubarão branco num ângulo nunca antes visto, em "Tubarão branco: a foto impossível". A seguir, às 22h00, "Ataque de tubarões" apresenta os tubarões mais perigosos do mundo.

Finalmente, a 4 de outubro, o especial oferec uma tripla sessão sobre tubarões. A emissão arranca às 20h05, com "A lenda do Megalodonte", um documentário sobre o mito de um enorme e extinto tubarão que viveu há 1.500.000 anos e que, segundo opiniões recentes de alguns especialistas, é possível que ainda exista.
"Assim nasce um predador", às 21h00, dá a conhecer mais sobre a origem destas criaturas marinhas a partir das investigações de Michael Domeier. Para terminar "Sharktember", o Discovery Channel propõe que os espetadores embarquem numa expedição em busca do "Tubarão martelo, o predador solitário", a partir das 22h00, onde uma equipa de especialistas em tubarões viaja a Florida Keys para capturar um tubarão branco.

Comentários