Artigo

Silence 4 regressam às origens no documentário "The Early Days"

"The Early Days", documentário que conta a história dos Silence 4, estreia na RTP2 neste sábado, 23 de agosto, às 23h45.

2014 foi o ano do regresso aos palcos dos Silence 4 com a digressão "SongBook 2014", 13 anos após o último concerto. Cinco apresentações únicas nos Açores, Madeira, Guimarães, Lisboa e, para encerrar, Leiria, voltaram a reunir a banda com milhares de fãs.

A propósito desta ocasião especial, Filipe Cunha Monteiro, realizador e músico, propôs ao grupo uma visita a alguns dos momentos que marcaram os primeiros dias da sua existência, antes ainda do sucesso meteórico obtido em 1998.

David, Sofia, Rui e Tozé relembram assim a história do grupo a partir de locais e situações que, embora desconhecidas do grande público, foram fundamentais para o êxito dos Silence 4.

Nascidos em 1995 em Leiria, os Silence 4 foram um dos maiores fenómenos de sempre da música portuguesa: editaram apenas dois discos de originais – "Silence Becomes It" (1998) e "Only Pain Is Real" (2000) - e conseguiram o maior sucesso alguma vez atingido por um artista debutante em Portugal, com 8 discos de platina em apenas dois anos.

Este ano, também com o título de "SongBook 2014", ficou disponível no mercado a caixa retrospetiva que reúne toda a discografia do grupo complementada com o CD "Rarities", com gravações inéditas, e um DVD que inclui o concerto no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, em 2000, e os melhores momentos da apresentação feita em 1998 no Pavilhão Atlântico.

Comentários