Num mês, 71% dos americanos assistem a programas de notícias em canais de televisão locais, 65% veem os noticiários da rede nacional e 38% fazem-no nos canais a cabo de notícias 24 horas, segundo o Centro de Pesquisas Pew.

Este estudo, baseado em dados de fevereiro de 2013 da agência Nielsen, também revela que os telespectadores de canais de notícias tendem, em grande parte, a fazer zapping entre este tipo de canais. Isto contradiz a ideia de que estas redes, que costumam ter uma tendência ideológica forte, têm um público cativo.

Assim, segundo o Pew, cerca de 34% dos que veem a MSNBC (considerada de esquerda) também acompanham a Fox News (conservadora), e 28% dos espectadores da Fox também veem a MSNBC. Além disso, quase a metade dos que assistem estas duas redes também acompanham a CNN, a mais de centro entre as três.

O estudo do Pew também destaca que os norte-americanos que assistem a canais de notícias 24 horas dedicam o dobro de tempo à informação em comparação com os que veem os canais locais ou as redes nacionais.

O Pew encontrou um enorme contraste entre os maiores consumidores de informação e os restantes: os grandes consumidores de notícias a cabo dedicam ao tema 72 minutos por dia, os que veem no´ticiários nas redes nacionais 31 minutos, e os que o fazem nos canais locais apenas 22 minutos.

@AFP