Artigo

Televisores do futuro poderão ser esféricos

Os televisores do futuro poderão ter telas esféricas, revela um protótipo exibido na feira mundial de eletrónica CES, de Las Vegas.

Concebido especialmente para vídeos em 360 graus, o novo televisor surge de uma associação entre as empresas francesas Ateme e Kolor, especializadas em programas de vídeo e montagem de imagens, a britânica Pufferfish Displays, que fabrica o módulo de projeção esférico, e o grupo tecnológico finlandês Finwe.

Já é possível ver vídeos de 360 graus num televisor comum ou num tablet, mas o televisor esférico acrescenta uma nova dimensão, que "pode enriquecer a experiência de um espetáculo ou de um evento desportivo", disse Mike Antonovich, responsável da Ateme para o continente americano. "Pode ser vista de diversos ângulos, durante um espetáculo podemos estar entre o público e depois no meio da banda".

A esfera agrega um elemento interativo, diz Geoff Kell, da Pufferfish, que "também terá um grande valor como ferramenta para a visualização dos dados" para pesquisa.

As imagens em 360 graus já são utilizadas, há vários anos, em serviços como o Google Maps, mas a Ateme destaca que é muito mais difícil observá-las nos televisores comuns.

@AFP

Comentários