Artigo

Temporada de verão 2013: Depois da tempestade veio a bonança

A temporada televisiva 2012/2013 em canal aberto nos Estados Unidos ficou marcada por uma pobreza franciscana em termos de produções originais e novas séries que conseguiram singrar perante as audiências. Mas este ano surgiu uma tendência inversa, com o verão de 2013 a trazer o entusiasmo de volta aos espectadores através do regresso de produções com créditos firmados - e prestes a despedir-se do público - e uma mão-cheia de criações originais que fizeram esquecer o passado recente.

"Breaking Bad" (AMC)
Quinta temporada - parte 2
Criador: Vince Gilligan
Atores: Bryan Cranston, Anna Gunn, Aaron Paul, Dean Norris, Betsy Brandt e RJ Mitte
A segunda metade da quinta temporada de "Breaking Bad" marcou o cair do pano de uma das melhores séries dos últimos anos.Cada episódio foi um marco criativo, e dizer mais seria um spoiler...

"The Bridge" (FX)
Primeira temporada
Criadores: Elwood Reid, Björn Stein, Meredith Stiehm
Actores: Diane Kruger, Demian Bichir, Annabeth Gish, Thomas M. Wright, Ted Levine, Catalina Sandino Moreno, Matthew Lillard e Eric Lange
"The Bridge" é uma série quente e inspirada, curiosamente, num objeto de climas frios - a série original é dinamarquesa. Um crime brutal ocorre na fronteira entre o México e os Estados Unidos, levando o espectador ao submundo e à complexidade das relações de dois países divididos pela dicotomia socioeconómica mas unidos nas linhas que fazem mover o crime. Uma investigação à sombra dos cartéis de droga, os imigrantes ilegais e a encruzilhada de emoções humanas.

"Dexter" (Showtime)
Oitava temporada
Criador: James Manos, Jr.
Atores: Michael C. Hall, Jennifer Carpenter, David Zayas, James Remar e C.S. Lee
A oitava temporada fechou um dos objetos mais marcantes e ousados da cultura televisiva dos últimos anos. Os fãs estão de luto mas fala-se de um spin off...

"Graceland" (USA Network/Fox Studios)
Primeira temporada
Criador: Jeff Eastin.
Atores: Daniel Sunjata, Aaron Tveit, Vanessa Ferlito, Brandon Jay McLaren, Serinda Swan, Manny Montana
Surf, praia, troncos nus e bikinis são o pano de fundo de "Graceland", uma série policial desenrolada à beira-mar. Graceland é o nome de código de uma residência em Los Angeles de operativos de várias agências governamentais americanas, agentes infiltrados nas organizações criminosas locais. Um jovem agente é colocado na casa com o desejo de subir na carreira e tem entre mãos uma missão de contra-espionagem. A série conta com jovens atores, enredos entre o drama e o policial com algum humor e muita adrenalina à mistura.

"Hell on Wheels" (AMC)
Terceira temporada
Criadores: Joe Gayton, Tony Gayton
Atores: Anson Mount, Colm Meaney, Common, Ben Esler, Phil Burke e Robin McLeavy
Uma história sangue, suor e lágrimas com muitas balas pelo meio na conquista da América sobre o trilho dos caminhos-de-ferro. Uma produção invejável e atores de primeira água, é mais do que um western ou um pedaço de história. "Hell on Wheels" é um grandioso espetáculo no pequeno ecrã.

"Low Winter Sun" (AMC)
Primeira temporada
Criadores: Chris Mundy.
Atores: Mark Strong, Lennie James, Athena Karkanis, David Costabile e James Ransone, Kimberly J. Brown
Quando dois detetives de Detroit assassinam um colega de investigação, pensam que colocaram um ponto final numa pedra no sapato mas os verdadeiros problemas estão prestes a começar... "Low Winter Sun" é um policial adulto onde as emoções ao rubro são mais letais do que as balas.

"Ray Donovan" (Showtime)
Primeira temporada
Criadora: Ann Biderman.
Atores: Liev Schreiber , Paula Malcomson, Eddie Marsan, Jon Voight, Eddie Marsan, Steven Bauer, Elliott Gould, James Woods
A série revelação do verão 2013, "Ray Donovan" é uma espécie de Sopranos da costa Oeste dos Estados Unidos. Liev Schreiber encabeça um elenco de sonho (num projeto escrito por Ann Biderman) e interpreta Ray Donovan, um fixer de Hollywood. Quando as estrelas, os seus agentes ou advogados precisam de um problema resolvido, Ray resolve tudo. Os únicos problemas que Ray não consegue resolver prendem-se com a sua família disfuncional e os seus demónios interiores. Um trauma de infância marcou para sempre cada um dos irmãos Donovan, obviamente irlandeses de gema, o pai acabou na prisão, após a morte da mãe, e Ray e os seus irmãos ficaram à mercê de um padre católico abusador em Boston. Vinte anos depois o pai sai da prisão, por um crime que não cometeu e dirige-se a Los Angeles para reencontrar os seus filhos e a família de Ray. No crepúsculo da idade, Jon Voight tem uma tremenda interpretação como Mickey Donovan. Os doze episódios da primeira temporada de Ray Donovan são absolutamente imperdíveis.

"Sangue Fresco / True Blood" (HBO)
Sexta temporada
Criador: Alan Ball
Atores: Anna Paquin, Stephen Moyer, Alexander Skarsgård, Sam Trammell, Ryan Kwanten, Nelsan Ellis e Rutina Wesley
A sexta temporada desta série de culto com vampiros, lobisomens e companhia limitada regressou numa época negra e com rios de sangue com um conflito aberto entre humanos e vampiros. A saída do criador Alan Ball provocou mossa e não se explorou uma das melhores reuniões de talento na televisão. O showrunner Brian Buckner e restantes argumentistas criaram os episódios mais enfadonhos da série. A sétima temporada será a última de ""Sangue Fresco / True Blood".

"Strike Back" (Sky / Cinemax)
Quarta temporada
Atores: Philip Winchester, Sullivan Stapleton, Michelle Lukes, Rhona Mitra
Uma produção britânica que faz vibrar os apreciadores de ação com dois dedos de testa e sem papas na língua. À entrada da quarta temporada, "Strike Back" continua a entreter em doses absurdas e a fazer muitos estragos. Seguimos dois heróis pouco católicos e a equipa de operações especiais britânicas que atravessa os quatro cantos do mundo para eliminarem o crime e o terrorismo internacional. A dupla de protagonistas está sempre bem acompanhada por pessoas atraentes (e não estamos a falar de terroristas...) num cocktail de ação e suspense dramático que parece um sumo concentrado ao transformar cada episódio de 50 minutos em autênticas longas-metragens.

"Under the Dome" (CBS)
Primeira temporada
Criador: Brian K. Vaughan
Atores: Mike Vogel, Rachelle Lefevre, Natalie Martinez, Britt Robertson, Dean Norris, Alexander Koch e Colin Ford
Uma pequena cidade norte-americana fica envolta de uma redoma que corta as comunicações com o mundo exterior e isola os habitantes e alguns estranhos de passagem num ambiente de sobrevivência e paranóia. Uma event series (uma nova tendência nos Estados Unidos) inspirada num romance de Stephen King e adaptada pelo senhor do mundo dos comics Brian K. Vaughan (Perdidos).

@Jorge Pinto

Artigo do parceiro

Comentários