Artigo

Uma semana de cinema português na RTP2

O cinema nacional está em destaque esta semana na rubrica "Cinco Noites, Cinco Filmes", da RTP2, sempre a partir das 22 horas.

Partindo de um dos filmes mais ambiciosos de Manoel de Oliveira, "Non ou a Vã Glória de Mandar", e terminando com o mais recente "O Último Voo do Flamingo", de João Ribeiro, também vincado pela guerra colonial, a rubrica de cinema da RTP2 desta semana é dedicada ao cinema português. Fique a par da programação:

Segunda-feira, 10 de junho: "Non ou a Vã Glória de Mandar"
Em África, nos finais da guerra colonial portuguesa, um grupo de soldados avança pelo mato. Falam da guerra e da missão histórica do homem em combate. Entre eles encontra-se o alferes Cabrita, licenciado em História, que vai percorrer outras memórias de guerra onde Portugal teve de enfrentar os ventos da derrota e da tragédia. De Viriato e da luta de resistência ao domínio romano até ao inevitável desastre africano, de que o alferes Cabrita será uma das últimas vítimas, Portugal enfrentou terríveis e devastadoras derrotas militares ao longo da sua História.
Realização: Manoel de Oliveira
Elenco: Luís Miguel Cintra, Diogo Dória, Miguel Guilherme, Luís Lucas, Carlos Gomes, António Sequeira Lopes, Leonor Silveira
Ano: 1990

Terça-feira, 11 de junho: "Parto"
Telemóveis, internet, TV cabo, GPS, redes sociais: vivemos em pleno a era da comunicação que, em poucos anos, mudou radicalmente a fisionomia do nosso dia a dia. Mas as montanhas continuam no seu lugar, com os rios e ribeiros a correr, obstinadamente, para o mar. E como as pedras, a água, as árvores, também há homens que se mantém irredutíveis nos lugares mais inóspitos, nos vales mais profundos e isolados. Homens destes só mudarão com a morte.
Num vale remoto da serra da Peneda há um homem que mudou. Partiu. É preciso ir buscá-lo para lhe dar o funeral. O agente funerário Olegário, acompanhado por Raul e Carlos, montam a urna numa pick-up (não há outra forma de chegar ao destino) e seguem serra acima. Vai ser um serviço para uma longa jornada.
Realização: António Borges Correia
Ano: 2010

Quarta-feira, 12 de junho: "E o Tempo Passa"
Teresa Gaivão, modelo internacional em fim de carreira, é convidada para interpretar a diretora de uma escola de artes numa telenovela portuguesa. Teresa aceita porque quis sempre ser atriz. Os problemas surgem de imediato. Descobre
depressa que a satisfação do seu desejo exige talento e capacidade de trabalho que ela julga não ter. O príncipe Gilles, seu antigo amante, propõe-lhe casamento, mas Teresa recusa. Não quer uma coroa, mas um palco.
Realização: Alberto Seixas Santos
Elenco: Américo Silva, Atílio Riccó, Christian Cloarec, Isabel Ruth, Pedro Górgia, Rita Durão, Sofia Aparício
Ano: 2010

Quinta-feira, 13 de junho: "Aqui na Terra"
Miguel, um economista bem estabelecido na vida, fica profundamente afetado pela morte do seu pai. Começa a sofrer de alucinações, perde interesse no seu trabalho e desliga-se da sua mulher. Entretanto, longe da sua cidade, dois jovens provincianos, António e Cecília, estão apaixonados. O primeiro mata um homem que abusava de Cecília, que por sua vez está grávida. António, apesar de não ser o pai da criança, aceita-o como seu. A família e a comunidade rejeitam Cecília que, por ironia, encontra apoio e auxílio junto da viúva do homem que António matou.
Realização: João Botelho
Elenco: Luís Miguel Cintra, Jessica Weiss, Pedro Hestnes, Rita Dias, Isabel de Castro, Henrique Viana, Inês de Medeiros, Laura Soveral.
Ano: 1993

Sexta-feira, 14 de junho: "O Último Voo do Flamingo"
Tizangara, uma pequena vila perdida no interior de Moçambique, poucos meses depois do fim da Guerra Civil. Cinco misteriosas explosões matam outros tantos soldados da Missão de Paz das Nações Unidas. Provas do crime? Apenas pénis decepados e os emblemáticos capacetes azuis. É este o ponto de partida para uma enigmática investigação conduzida pelo oficial de serviço designado pelas Nações Unidas, o Tenente-Coronel italiano Massimo Risi. Baseado no livro "O Último Voo do Flamingo", de Mia Couto
Realização: João Ribeiro
Elenco: Carlo D´Ursi, Elliot Alex, Alberto Magassela, Cláudia Semedo, Adriana Alves
Ano: 2010

Comentários