Artigo

Zapping da semana: Ação e suspense com Mad Max, Castle ou Mr. Ripley

Arrancamos com as aventuras futuristas de "Mad Max", acompanhamos as novas reviravoltas de "Castle" e recordamos um dos melhores desempenhos de Matt Damon. Pelo caminho apresentamos "Star Wars Rebels" e sugerimos filmes-chave de Alain Resnais ou Christopher Nolan. Veja estas e outras recomendações televisivas para os próximos dias.

Sexta, 24 de outubro, às 21h15: "Mad Max – As Motos da Morte" no Fox Movies
Antes do regresso de Mad Max aos cinemas em 2015, agora interpretado por Tom Hardy, o Fox Movies recorda a trilogia original da saga pós-apocalítica protagonizada por Mel Gibson. A primeira aventura é exibida na sexta, seguida de "Mad Max 2: O Guerreiro da Estrada", no sábado, e "Mad Max – Além da Cúpula do Trovão", no domingo, sempre às 21h15.

Sexta, 24 de outubro, às 22h20: "Castle" (estreia da T7) no AXN
No final da sexta temporada, Castle conduzia rumo ao local do seu casamento quando um carro chocou com o seu. A noiva deparou-se com o carro numa ravina, envolto em chamas. Quem ou o quê terá provocado o acidente? Haverá alguma hipótese de Castle ter sobrevivido? A sétima temporada vai dar resposta a estas perguntas que deixaram os fãs expectantes.

Sábado, 25 de outubro, às 11h00: "Star Wars Rebels" (estreia) no Disney Channel
Esta série de animação apresenta o universo de "Star Wars" a uma nova geração de espectadores e promete doses generosas de ação e humor. A primeira produção criada pela Disney e pela Lucasfilm centra-se num adolescente que se junta a um pequeno grupo de rebeldes para missões de resistência contra o Império. Nuno Markl, Bruno Ferreira e Luís Franco-Bastos são algumas das vozes da dobragem.

Sábado, 25 de outubro, às 15h26: "O Talentoso Mr. Ripley" no Fox Movies
Uma das melhores interpretações de Matt Damon encontra-se neste thriller de Anthony Minghella baseado na personagem de Patricia Highsmith. Gwyneth Paltrow, Jude Law e Cate Blanchett são outros nomes do elenco desta viagem perturbante à Itália dos anos 1950, temperada com a elegância habitual do realizador de "O Paciente Inglês".

Sábado, 25 de outubro, às 22h35: "Hiroshima Meu Amor" na RTP2
Numa altura em que os dois últimos filmes de Alain Resnais estão em cartaz, a RTP2 recorda a primeira longa metragem do cineasta francês, um dos seus clássicos - e do cinema francês em geral. Partindo de um argumento de Marguerite Duras, é um drama com um forte lado documental e ecos da primeira bomba atómica da História, acompanhando a relação entre uma atriz francesa e um arquiteto japonês.

Sábado, 25 de outubro, à 1h30: "A Pele Onde Eu Vivo" na RTP1
A filmografia recente de Pedro Almodóvar pode já não somar os elogios de outros tempos, mas este drama combina alguma bizarria do período inicial do espanhol com a maturidade das suas obras mais aplaudidas. E Antonio Banderas, na pele de um cirurgião plástico envolvido num plano de vingança, tem aqui um dos melhores papéis em muitos anos.

Domingo, 26 de outubro, às 17h15: "O Último Samurai" na RTP1
Tom Cruise veste a pele de um herói da Guerra Civil Americana que viaja ao Japão para erradicar os samurais mas acaba por se entregar à sua causa. Esta aventura de época realizada por Edward Zwick ("Diamante de Sangue", "Coragem Debaixo de Fogo", "Lendas de Paixão") conta ainda com Ken Watanabe, Timothy Spall e centenas de soldados que enfrentam o protagonista.

Domingo, 26 de outubro, às 22h22: "Memento" no AXN Black
Depois do algo ignorado "Following", Christopher Nolan começou a dar que falar através deste thriller cerebral, com dois dos papéis mais celebrados de Guy Pearce e Carrie-Anne Moss, que não demorou muito a ganhar estatuto de culto. Uma obra a (re)ver quando o próximo filme do britânico, "Interstellar", está prestes a chegar às salas.

Segunda, 27 de outubro, às 21h15: "Drácula de Bram Stoker" no Fox Movies
Esta versão do mito de Drácula é dos filmes menos consensuais de Francis Ford Coppola mas não deixou de oferecer um papel emblemático a Gary Oldman, a encarnar aqui o temível vampiro, nem de dar impulso à carreira do casal protagonista, composto por Keanu Reeves e Winona Ryder. Sem ser um clássico, supera a maioria das histórias de vampiros que tem chegado aos cinemas.

Quarta, 29 de outubro, às 21h30: "Syriana" no Canal Hollywood
George Clooney, Matt Damon, William Hurt ou Christopher Pummer são alguns dos nomes deste thriller político que aborda a fusão entre duas petrolíferas americanas e a luta pelo poder entre dois princípes do Golfo Pérsico. Inspirado em relatos de um agente da CIA, é assinado por Stephen Gaghan mas não anda longe dos ambientes dos filmes realizados por Clooney.

Todas as sugestões desta lista podem ser vistas na programação do MEO.

Comentários