Artigo

Zapping da semana: As guerras dos mundos, das trincheiras às estrelas

Na semana em que Phineas e Ferb conhecem o universo "Star Wars", há uma superprodução sobre as Guerras Mundiais, George Clooney em Berlim ou Emir Kusturica envolvido na Guerra Fria. Num mundo pós-apocalíptico, destaca-se o regresso de "Revolution". Conheça as sugestões do SAPO TV para os próximos dias.

Sexta, 12 de setembro, às 21h00: "Não Aceitamos Reservas" (estreia da T8), no 24Kitchen
Moçambique, Croácia, Austrália, Finlândia ou Líbia são alguns dos destinos que Anthony Bourdain visita na oitava temporada das suas aventuras gastronómicas, mas é inevitável destacar a visita a Portugal num dos episódios. Já emitido pela SIC Radical, o passeio lisboeta ao lado de nomes como António Lobo Antunes, Dead Combo ou Tozé Brito pode agora ser redescoberto. O primeiro episódio, no entanto, junta Norah Jones, Christopher Walken e comida italiana.

Sábado, 13 de setembro, às 11h00: "Phineas e Ferb: Star Wars" (estreia), no Disney Channel
Da programação infantil, mas não dedicada exclusivamente a crianças, o destaque da semana é este crossover entre Phineas e Ferb e o universo de Star Wars, em que a dupla se depara com Luke Skywalker, Darth Vader, Han Solo ou Princesa Leia, além de outras personagens da saga intergalática. Um especial que os pais deverão gostar de ver com os filhos - e talvez até o compreendam melhor, uma vez que estão prometidas muitas piscadelas de olho aos filmes de George Lucas.

Sábado, 13 de setembro, às 16h12: "O Caso Farewell", no AXN White
Neste filme de Christian Carion, os serviços de inteligência franceses alertam os EUA sobre uma operação de espionagem soviética no auge da Guerra Fria. Guillaume Canet, Emir Kusturica, Diane Kruger e Willem Dafoe integram o elenco de um thriller baseado num dos mais importantes processos de espionagem e contra-espionagem do século XX.

Sábado, 13 de setembro, às 23h00: "Chefes Intragáveis" e "Eu Sou o Amor", na RTP1
Uma sessão dupla com comédia e drama é a proposta da RTP1 para a noite de sábado. Em "Chefes Intragáveis", três amigos decidem livrar-se dos chefes e o resultado é um humor negro a cargo de nomes como Jason Bateman, Colin Farrell, Jamie Foxx, Jennifer Aniston ou Kevin Spacey. Já "Eu Sou o Amor", a partir das 00h45, dá a Tilda Swinton o papel de matriarca de uma família abastada cujo dia-a-dia se torna caótico à medida que uma paixão inesperada a vai dominando, num drama barroco do italiano Luca Guadagnino.

Domingo, 14 de setembro, às 15h30: "O Bom Alemão", no AXN
A Berlim do pós-guerra é o cenário de um dos filmes menos lembrados de Steven Soderbergh, mas não menos singular do que a maioria da sua obra. Nesta revisitação do film noir a preto e branco, George Clooney é um repórter norte-americano que investiga o mistério de uma morte e reecontra uma antiga namorada, interpretada por Cate Blanchett.

Domingo, 14 de setembro, às 23h30: "Sherlock Holmes: Jogo de Sombras", na RTP1
O melhor Sherlock Holmes recente continua a ser o televisivo, na pele de Benedict Cumberbatch, mas esta versão tanto pode agradar aos fãs de Arthur Conan Doyle como de Guy Ritchie (que a realiza) ou de Robert Downey Jr. (o protagonista). E, já agora, de Jude Law, o caro Watson. "Sherlock Holmes: Jogo de Sombras" é a segunda aventura a contar com esta equipa e volta a insistir na mistura de ação e comédia.

Domingo, 14 de setembro, às 00h20: "Último Recurso" (T1), na RTP2
Três amigos a quem a vida não corre particularmente bem acabam por criar um serviço de suicídio assistido. A eutanásia é um tema delicado e controverso, mas esta série britânica ("Way to Go" no original) sabe como o abordar entre muito humor negro e alguma sensibilidade. Menos arriscada é a escolha para as noites "Britcom" depois de a RTP2 já a ter exibido a série há poucos meses.

Segunda, 15 de setembro, às 22h00: "The World Wars" (estreia), no Canal História
"The World Wars" é uma série de seis episódios que retrata a I e II Guerras Mundiais centrando-se na evolução e no papel que desempenharam os seus protagonistas: Winston Churchill, Adolf Hitler, Franklin D. Roosevelt, Hideki Tojo, Benito Mussolini e Josef Estaline. O Canal História destaca a qualidade cinematográfica, o recurso a imagens 3D e a aplicação de tecnologia de ponta nas infografias daquela que é a sua maior produção de sempre.

Terça, 16 de setembro, às 22h30: "Rockefeller 30" (T5), na RTP2
Numa altura em que tem apostado em reposições em horário nobre, a RTP2 regressa agora à quinta temporada de "Rockefeller 30". Este primeiro episódio é um dos poucos da série cómica a contar com a participação especial de Matt Damon, que interpreta o namorado da protagonista, Tina Fey.

Quinta, 18 de setembro, às 22h00: "Revolution" (estreia da T2), no Syfy
Esta série pós-apocalíptica que tem J. J. Abrams ("Perdidos") ou Jon Favreau ("Homem de Ferro") nos créditos foi cancelada este ano, mas a segunda (e última) temporada ainda não tinha passado pelos ecrãs nacionais. A aventura é retomada seis meses depois dos eventos do último episódio e deve ser desta que os mistérios há muito prolongados serão resolvidos: sobretudo o de quem provocou um apagão no planeta Terra e porquê.

Todas as sugestões desta lista podem ser vistas na programação do MEO.

Comentários