Artigo

Zapping da semana: Canções, investigações e outras histórias

As histórias de Ed Sheeran, ABBA e Camané com Cristina Branco abrem a nossa lista de sugestões para os próximos dias, numa semana que também inclui o cinema de Ingmar Bergman e Steven Soderbergh ou as investigações de "C.S.I" e "Borgen". A fechar, um filmes mais arrojados de 2014.

Sexta, 30 de janeiro, às 23h30: "Storytellers: Ed Sheeran" na MTV Portugal
Um dos cantautores britânicos que mais tem partido corações adolescentes (e não só) em terras de Sua Majestade (e não só, como o comprovou a última edição do Rock in Rio-Lisboa) marca o regresso do popular programa dedicado a concertos intimistas. Ed Sheeran atua em Dublin, na Irlanda, sala onde assistiu a um concerto de Damien Rice que o inspirou a apostar numa carreira musical.

Sábado, 31 de janeiro, às 16h11: "Mamma Mia!" no AXN White
O musical que juntou as canções dos ABBA e Meryl Streep motivou uma corrida às salas de cinema portuguesas disputada como poucas, há oito anos, e é daqueles com potencial para ameaçar grande parte da concorrência dos filmes de sábado à tarde. Tirando algumas propostas de animação, haverá poucos capazes de juntar toda a família em frente à televisão.

Sábado, 31 de janeiro, às 21h00: "À Pesca de Ouro: Debaixo do Gelo" (estreia da T2) no Discovery Channel
Na segunda temporada desta série, oito homens voltaram a deixar para trás as suas famílias, amigos e terra natal para tentar a sorte e lutam diariamente para sobreviver nas condições mais adversas na Gronelândia. O objetivo? Conseguir ouro, rubis e safiras, numa dura jornada em concorrência com as grandes empresas de exploração de minerais.

Sábado, 31 de janeiro, às 22h15: "Fanny e Alexander" na RTP2
A RTP2 fecha o ciclo dedicado a Ingmar Bergman, nas noites de sábado de janeiro, com uma das obras mais celebradas do cineasta sueco. Distinguido com quatro Óscares em 1984 - melhor filme estrangeiro, melhor fotografia, melhor guarda-roupa e melhor direção de arte -, este drama acompanha uma família aristocracia sueca, no início do século XX, após a morte do pai, em especial os dois pequenos irmãos que lhe dão título. A versão exibida é a mais curta, de 188 minutos (a mais longa, formato da minissérie televisiva, conta com 312).

Sábado, 31 de janeiro, às 23h45: "Cais de Fado - Cristina Branco e Camané" na RTP2
O concerto especial que a Casa da Música leva à Serra do Pilar dá uma dimensão sinfónica a clássicos celebrizados por Amália Rodrigues, como "Maria Lisboa" e "Estranha Forma de Vida", mas também a fados contemporâneos de Mário Laginha, José Mário Branco ou Custódio Castelo, com letras de António Lobo Antunes ou Manuela de Freitas, entre outros. As orquestrações são de Mário Laginha, José Mário Branco e Filipe Melo.

Domingo, 1 de fevereiro, às 14h01: "Por Favor Rebobine" no AXN White
Michel Gondry, o inventivo realizador de "O Despertar da Mente" ou "A Ciência dos Sonhos", deixou nesta comédia uma curiosa homenagem ao cinema e em especial à tradição dos clubes de video. Jack Black e Mos Def são os protagonistas, dois amigos que tentam refilmar sucessos como "Robocop" ou "Os Caça-Fantasmas".

Domingo, 1 de fevereiro, às 19h21: Especial Steven Soderbergh no Fox Movies
O Fox Movies recorda três dos filmes mais recentes de Steven Soderberg num especial que arranca com George Clooney, Brad Pitt, Matt Damon e companhia em "Ocean's Eleven – Façam as Vossas Apostas", às 19h21, seguido da segunda parte da trilogia, "Ocean's 12", às 21h15. A fechar, o menos popular "Uma Traição Fatal", às 23h17, filme de ação protagonizado pela estrela de artes marciais Gina Carano ao lado de Channing Tatum, Michael Douglas ou Antonio Banderas.

Segunda, 2 de fevereiro, às 22h00: "Borgen" (estreia da T3) na RTP2
Uma das melhores (e infelizmente não tão vistas) séries dos últimos anos tem passado de segunda a sexta pela RTP2. O canal estreia agora a terceira (e última) temporada da produção dinamarquesa centrada na primeira-ministra, que nesta fase tenta lidar com o divórcio e com uma eventual mudança de carreira.

Terça, 3 de fevereiro, às 22h15: "C.S.I." (final da T14) no AXN
A mais bem sucedida série de investigação criminal chega ao final da 14ª temporada com a equipa de Las Vegas a concentrar-se num novo crime ligado a um caso de assalto ocorrido há 25 anos. Ao mesmo tempo, o Capitão Brass decide tomar uma decisão radical na sequência da tentativa de suicídio da sua filha.

Quarta, 4 de fevereiro, às 22h30: "O Congresso" no Cinemundo
Robin Wright tem dado que falar sobretudo pela "House of Cards", série que lhe dá mais atenção do que muitos dos filmes em que a atriz participou. Mas não é esse o caso desta mistura de ficção científica e animação criada pelo israelita Ari Folman ("A Valsa com Bashir"), uma das estreias mais arrojadas do ano passado. Tudo começa quando Robin Wright, interpretando-se a si própria, recebe uma oferta de um estúdio importante para vender a sua identidade cinematográfica.

Todas as sugestões desta lista podem ser vistas na programação do MEO.

Comentários