Artigo

Zapping da semana: começa o jogo da bola, acaba o dos tronos

O que ver no pequeno ecrã durante os próximos dias? Segunda-feira a seleção nacional entra em campo contra a Alemanha, na noite seguinte a guerra de Westeros vai para o banco... por agora. E há muitos filmes e outras séries para acompanhar.

Sexta-feira, 13 de junho, às 00h35: "My World Stage: Oasis" na MTV Portugal
O especial da MTV destaca esta semana os Oasis, numa altura em que a banda dos irmãos Gallagher reedita o seu álbum de estreia. Uma boa ocasião para recordar ao vivo, em Londres, clássicos como "Supersonic", "Champagne Supernova" ou "Don't Look Back in Anger".

Sexta-feira, 13 de junho, às 02h33: "Copa Aleixo" na RTP1
Bruno Aleixo aproveitou o arranque do Mundial 2014 para regressar ao pequeno ecrã, agora na RTP e no papel de comentador desportivo. Com ele regressam Busto ou O Homem do Bussaco para um magazine de 36 episódios que preenche as madrugadas do canal, sempre com algum mau feitio e abordagens peculiares ao que se passa no relvado.

Sábado, 14 de junho, às 22h20: "Coraline e a Porta Secreta" no Syfy
Uma rapariga aventureira descobre outro mundo, semelhante ao seu, mas onde tudo aparenta ser melhor. No entanto, este mundo contém segredos sinistros, prestes a serem descobertos nesta fita de animação para todas as idades, ou não tivesse a assinatura de Henry Selick, realizador de "O Estranho Mundo de Jack" e "James e o Pêssego Gigante".

Sábado, 14 de junho, às 22h20: "O Tigre e o Dragão" no AXN
Esta história ambientada na China feudal, quando se acreditava em milagres e deuses e espíritos estavam bem presentes no mundo dos homens, é uma das mais aclamadas de Ang Lee e foi uma lufada de ar fresco nos filmes de artes marciais, na viragem do milénio. Um misto de ação e poesia a (re)descobrir.

Domingo, 15 de junho, às 21h15: "Sacanas Sem Lei" na Fox Movies
Quentin Tarantino junta-se a Brad Pitt, Diane Kruger, Daniel Brühl, Christoph Waltz, Mike Meyers, Michael Fassbender e Mélanie Laurent num tributo a "Quel Maledetto Treno Blindato", filme de guerra italiano, de 1978, realizado por Enzo Castellari. Mas será justo dizer-se que o resultado vai bem além de uma homenagem e é um dos melhores filmes do autor de "Pulp Fiction" nos últimos anos, com um olhar pouco canónico sobre a Segunda Guerra Mundial.

Domingo, 15 de junho, às 21h30: "The Bridge" na Fox Crime
Se ainda não viu a primeira temporada desta produção protagonizada por Diane Kruger e Demián Bichir, versão norte-americana da escandinava "Bron", pode fazê-lo nas maratonas de três episódios que arrancam na Fox Crime. O canal também já confirmou a estreia da segunda, a 13 de julho.

Segunda-feira, 16 de junho, às 17h00: Alemanha x Portugal na RTP1
O calendário do mundial 2014 arranca a 12 de junho, em São Paulo, e termina a 13 de julho, com o adeus à competição na final do Rio de Janeiro. As 32 seleções nacionais estão divididas em oito grupos, constituídos por quatro equipas. Portugal encontra-se inserido no grupo G com a Alemanha, Gana e Estados Unidos. A equipa lusa defronta a seleção alemã a 13 de junho, em Salvador da Baía, e é legítimo esperar que o país pare a meio da tarde, pelo menos durante 90 minutos.

Segunda-feira, 16 de junho, às 22h00: "Dia do Juízo Final - Primeira Guerra Mundial" no Discovery Channel
Como começou a Primeira Guerra Mundial? E como é que algumas figuras-chave da Segunda Guerra Mundial se saíram na Primeira? Em três episódios, este especial investiga as carreiras de algumas figuras nos campos de batalha da Primeira Grande Guerra, incluindo Adolf Hitler, Bernard L. Montgomery, Hermann Goering, Charles de Gaulle, George S. Patton e Walter Model. Arquivos restaurados combinados com reconstituições e testemunhos pessoais retratam os destinos individuais, prometendo mostrando o pormenor por detrás de tudo. "A queda dos homens" estreia segunda-feira e é seguido de "Purgatório" e "Luta das Nações".

Terça-feira, 17 de junho, às 22h20: "A Guerra dos Tronos" no Syfy
A série mais vista de sempre da HBO e uma das mais populares dos últimos anos despede-se da quarta temporada. Os criadores prometem um dos desfechos mais chocantes e memoráveis e a grandiosidade começa logo na duração deste episódio: 63 minutos, o mais longo da saga até aqui. O que vai acontecer, afinal, a Tyrion Lannister? A resposta promete gerar controvérsia em torno de uma série que já se habituou a ela.

Quarta-feira, 18 de junho, às 23h15: "Instinto Fatal" no Hollywood
O cruzar de pernas mais famoso da história do cinema pode ser (re)descoberto pela noite dentro, com a recordação deste emblemático thriller dos anos 1990. Um marco na filmografia de Paul Verhoeven e tão ou mais determinante para as carreiras de Michael Douglas e Sharon Stone.

Todas as sugestões desta lista podem ser vistas na programação do MEO.

Comentários