Artigo

Zapping da semana: Comer, festejar e recordar

Entramos no fim de semana a sugerir uma proposta gastronómica e a celebração do Halloween com banda sonora dos Joy Division ou New Order. Mas também recordamos um clássico com Marlon Brando ou algumas das maiores forças de elite da História.

Sexta, 31 de outubro, às 20h00: "Comer até Rebentar" (estreia) na SIC Radical
Quem for apreciador de refeições norte-americanas tem uma proposta irrecusável neste programa apresentado por Adam Richman. Cada episódio será dedicado a uma categoria de alimentos, do mais cru ao mais frito, do mais picante ao mais doce, e entre as sugestões a provar contam-se os maiores cheeseburguers do mundo ou os maiores e bifes americanos mais suculentos. A estreia também é bem servida, com episódio duplo.

Sexta, 31 de outubro, às 20h05: Especial Halloween do Discovery Channel
O Discovery Channel celebra o Dia das Bruxas com uma programação especial que arranca com "Caçadores de Mitos", conduzido por Michael Rooker, de "The Walking Dead". Às 21 horas, "Leti Russo" investiga o desaparecimento de estudantes universitários nos Montes Urais, na Rússia. "Lago de Sangue", às 23 horas, centra-se numa lampreia marinha devoradora de humanos e "Apocalipse Zombie", às 00h45, encerra o especial com uma viagem ao interior dos EUA, acompanhando uma milícia anti-zombie.

Sábado, 1 de novembro, às 16h15: "24 Hour Party People" no AXN
A história da lendária Factory Records e do Hacienda Club, que tornaram Manchester numa das cidades-chave do pop-rock de finais dos anos 1980, é revisitada neste misto de documentário e ficção assinado por Michael Winterbottom e protagonizado por Steve Coogan. Sex Pistols, The Clash, New Order, Joy Division ou Happy Mondays são alguns nomes ligados ao fenómeno "Madchester" e não faltam na banda sonora.

Sábado, 1 de novembro, às 22h30: "Um Eléctrico Chamado Desejo" na RTP2
A RTP2 dedica as noites de sábado de novembro a filmes memoráveis e arranca com este clássico de Elia Kazan. Adaptado da peça de Tennessee Williams, centra-se na relação entre duas irmãs e o marido de uma delas, com a ação a decorrer quase sempre num apartamento em Nova Orleães. A intrincada teia de segredos e mentiras é muito bem defendida pelas interpretações de Vivian Leigh, Marlon Brando e Kim Hunter.

Sábado, 1 de novembro, às 00h00: "The Real L Word – Só Entre Elas" (estreia) na SIC Radical
A equipa que produziu "The L Word" e criou "Project Runway" e "Top Chef" voltou a dar que falar com este reality show sobre um grupo de mulheres bem sucedidas de Los Angeles. O facto de serem lésbicas dá o mote para a abordagem de temas como a família, o emprego ou o sexo. Mas independentemente da orientação sexual, elas vêm também provar que as relações têm muito mais em comum do o que se pensa, garante a SIC Radical. O programa já foi nomeado em dois anos consecutivos para os Gay & Lesbian Alliance Against Defamation Media Awards na categoria de Outstanding Reality Program.

Domingo, 2 de novembro, às 14h30: "Os Agentes do Destino" na Fox
George Nolfi, argumentista de "Ocean's Twelve" ou "Ultimato", estreou-se na realização com esta combinação inspirada de aventura, romance e ficção científica que parte do encontro entre um senador e uma bailarina. O equilíbrio da realização tem atores à altura, com destaque para Matt Damon e Emily Blunt nos papéis principais.

Domingo, 2 de novembro, às 23h25: "Estado de Guerra" no Canal Hollywood
Uma das caras mais familiares dos últimos anos em Hollywood, Jeremy Renner foi revelado por este filme de Kathryn Bigelow, ambientado na Guerra do Iraque, onde interpreta um agente que coordena uma equipa treinada para desmantelar bombas. Ralph Fiennes, Guy Pearce, Antjony Mackie, David Morse ou Evangeline Lily são alguns dos outros nomes do elenco deste aclamado filme de guerra.

Segunda, 3 de novembro, às 22h00: "Black Ops da Antiguidade" no Canal História
Esta série documental garante que sempre houve forças especiais de elite, do Havai da Idade da Pedra ao Japão do século XVI, da Grécia Antiga ao Império Bizantino, com homens treinados até à perfeição e um devastador leque de armamento ao dispor. O Canal História estreia novos episódios e o primeiro viaja até ao Império Azteca, entre os séculos XIV e XVI, para apesentar os Guerreiros Águia.

Terça, 4 de novembro, às 21h45: "Downton Abbey" (estreia da T5) na Fox Life
George Clooney é um dos novos nomes do elenco de uma das séries de época mais populares dos últimos anos. O ator só participa no episódio especial de natal, mas Chancellor ("Quatro Casammentos e Um Funeral", "Os Sonhadores"), James Faulkner ("O Diário de Bridget Jones"), Richard E. Grant ("Drácula de Bram Stoker") e Emma Lowndes ("Cranford") chegaram para ficar numa altura em que as personagens lidam com o facto de estarem a viver no mundo moderno.

Quarta, 5 de novembro, às 22h50: "Cinemax Curtas" na RTP2
A RTP2 continua a dar atenção às curtas metragens nesta aposta que conjuga novidades e clássicos de vários géneros. Propostas de documentário, ficção ou animação, tanto de nomes consagrados como de obras nascidas em ambientes universitário, compõem uma programação complementada por entrevistas a alguns dos autores.

Todas as sugestões desta lista podem ser vistas na programação do MEO.

Comentários