Artigo

Zapping da semana: Crime, investigação e uma ou outra canção

Numa semana forte em investigações criminais, os próximos dias acolhem as novas temporadas de "The Killing", "Grimm", "Hawai: Força Especial" ou um thriller inquietante de Roman Polanski. Para aligeirar, Clã e José Cid oferecem concertos solidários em direto.

Sábado, 29 de novembro, às 16h23: "Por Favor Rebobine" no AXN White
Michel Gondry, o inventivo realizador de "O Despertar da Mente" ou "A Ciência dos Sonhos", deixou nesta comédia uma curiosa homenagem ao cinema e em especial à tradição dos clubes de video. Jack Black e Mos Def são os protagonistas, dois amigos que tentam refilmar sucessos como "Robocop" ou "Os Caça-Fantasmas".

Sábado, 29 de novembro, às 22h15: "The Killing" (estreia da T4) na Fox Crime
Sarah Linden (Mireille Enos) e Stephen Holder (Joel Kinnaman) voltam a juntar-se para mais uma investigação desta série policial ambientada em Seattle. Infelizmente é também a última da produção, que nesta quarta temporada teve a chancela do Netflix depois de ter sido cancelada pela AMC. Com apenas seis episódios, a ação deste final arranca após o assassinato de uma família aparentemente perfeita.

Sábado, 29 de novembro, às 00h41: "Dentro de Casa" na RTP1
Apesar de ter sido chutado para um horário ingrato, este filme de François Ozon foi um dos melhores a chegar às salas nacionais no ano passado. Centrado na cumplicidade entre um professor e um aluno do secundário, é uma obra engenhosa e original sobre a arte de contar histórias, uma carta de amor ao poder da literatura e um drama (com algum humor negro) sobre o crescimento e o voyeurismo.

Domingo, 30 de novembro, às 21h55: "O Escritor Fantasma" no AXN
De longe um dos filmes de Roman Polanski mais inspirados dos últimos anos, este thriller sombrio e enigmático acompanha um escritor-fantasma que tem de terminar de escrever as memórias de um Primeiro-Ministro e acaba envolvido num plano terrorista. Além de Ewan McGregor na pele do protagonista, o elenco inclui Pierce Brosnan, James Belushi e Kim Cattrall.

Segunda, 1 de dezembro, em vários horários: "Bumerangue" (estreia) na SIC Radical
Se em menos de dois minutos não acontecer nada, o telespectador muda de canal, defendem alguns estudos. Para responder a esse desafio, cada sketch desta nova aposta nacional da SIC Radical tem entre 30 a 120 segundos. Na definição dos autores - Carlos Coutinho Vilhena, Guilherme Guerra Geirinhas, Manuel Cardoso e Pedro Teixeira da Mota -, "um Bumerangue é um sketch rápido de humor, mais rápido do que tu quando sofreste aquele desgosto amoroso e te meteste num Clio a cento e oitenta no IC19".

Terça, 2 de dezembro, às 21h50: "Hotel Ruanda" no AXN White
Este premiado drama de Terry George conta a história verídica de Paul Rusesabagina, que conseguiu evitar o genocídio de mais de 1200 tutsis durante a guerra civil do Ruanda ao conceder-lhes abrigo no hotel que dirigia na capital, Kigali. Se o tema é forte, o elenco não lhe fica atrás e junta Don Cheadle, Joaquin Phoenix, Nick Nolte e Sophie Okonedo.

Quarta, 3 de dezembro, às 22h00: "Toca a Todos: concerto dos Clã" na RTP2
De 3 a 6 de dezembro, o Terreiro do Paço, em Lisboa, acolhe este evento de solidariedade contra a pobreza infantil. Da emissão de 73 horas da RDP e da RTP destaca-se o concerto dos Clã, que editaram este ano o seu sétimo álbum, "Corrente". A atuação é transmitida em direto na RTP2 e repete na mesma noite às 2 horas da manhã, na RTP1.

Quarta, 3 de dezembro, às 22h20: "Grimm" (estreia da T4) no Syfy
Quem acompanhou as temporadas anteriores desta série de crime e fantasia terá ficado com muitas questões no final da terceira. A partir de dezembro, algumas deverão ser respondidas numa altura em que o protagonista se encontra sem poderes, as outras personagens também sofrem mudanças e há novos desafios a caminho...

Quinta, 4 de dezembro, às 22h00: "Toca a Todos: concerto de José Cid" na RTP2
Além do concerto dos Clã, na quarta-feira, outro dos destaques do evento solidário contra a pobreza infantil, no Terreiro do Paço, em Lisboa, é o espetáculo de José Cid, que tem pisado vários palcos este ano. A atuação é transmitida em direto na RTP2 e repete na mesma noite às 2h15 da manhã, na RTP1.

Quinta, 4 de dezembro, às 22h15: "Hawai: Força Especial" (estreia da T5) na Fox
Ação em cenários paradisíados é a proposta desta série inspirada em "Hawaii Five-O", dos anos 1960, ambientada nos dias de hoje. Nesta força de intervenção de elite encontramos várias caras conhecidas de outras series ou filmes, caso de Jorge Garcia e Daniel Dae Kim, o Hurley e Jin de "Perdidos", respetivamente, ou Masi Oka, o Hiro Nakamura de "Heroes".

Todas as sugestões desta lista podem ser vistas na programação do MEO.

Comentários