Artigo

Zapping da semana: Da evolução de David Carreira às escapadelas de Jamie Oliver

Na programação desta semana há espaço para um documentário sobre David Carreira, várias estreias de novas temporadas de séries e a estreia do novo programa de Jamie Oliver.

Sexta-feira, 1 de agosto, às 23h40: "David Carreira: The Evolution", na MTV Portugal
Produzido com o apoio da MTV, "The Evolution" acompanha a história de David Carreira. Da série "Morangos com Açúcar" ao lançamento de um álbum em França, passando pelo encontro com Snoop Dogg e pelo concerto de consagração no Coliseu, David conta a história das suas escolhas, das pessoas que o inspiram e das emoções que o movem. “The Evolution” é o primeiro documentário sobre o artista Pop português.

Sexta-feira, 1 de agosto, às 21h20: “The Bridge – episódio 4, 2ª temporada”, na FOX
"The Bridge" centra a sua ação na fronteira entre El Paso (América) e Juarez (México) e na história de dois detetives, um americano e outro mexicano, que juntos terão de “caçar” um assassino em série que opera em ambos os lados da fronteira.
Em "The Bridge", e ao contrário de todas as outras séries criminais, o crime é sempre a principal mensagem, e cada um levanta questões sociais e culturais que ultrapassam a história.
Esta sexta-feira, a FOX irá emitir o quarto episódio da segunda temporada da série, “The Acorn”.

Sábado, 2 de agosto, às 20h15: “Diários de Che Guevara”, no Hollywood
Ernesto Guevara era apenas um jovem de 23 anos quando, quase no fim da sua licenciatura em Medicina, deixou a sua casa em Buenos Aires e partiu para uma aventura com o seu amigo Alberto Granado e a sua mota, “La Poderosa”, com o intuito de conhecer a América Latina.

Buenos Aires, Venezuela, Andes, Chile e Machu Picchu, são alguns dos locais que os dois amigos ambicionavam visitar, acabando em Caracas, onde tencionavam passar o 30º aniversário de Alberto.

Porém, a viagem sofre uma reviravolta quando se torna mais que uma simples descoberta geográfica. Os dois amigos começam a questionar o valor do progresso dos sistemas da época, que exclui tantas pessoas e, ganham uma consciência de justiça e uma vontade de mudar o mundo.

Alberto regressa ao trabalho com uma perspetiva de vida diferente, mas é Che Guevara que se dedica inteiramente à causa, tornando-se num dos mais importantes líderes revolucionários do século XX.

"Diários de Che Guevara", de Walter Salles, baseia-se nos diários dos dois companheiros de viagem, em relatos da família de Che Guevara e nas memórias do próprio Alberto, ainda vivo. As personagens de Ernesto Guevara e Alberto Granado são interpretadas por Gael García Bernal e Rodrigo de la Serna, respetivamente.

Domingo, 3 de agosto, às 16h00: “Rali Vinho Madeira 2014”, na RTP2
O Rali Vinho da Madeira é uma das etapas do Campeonato Europeu de Ralis. A competição realiza-se na Ilha da Madeira e é considerada um dos maiores eventos desportivos da região, atraindo milhares de pessoas. Chão da Lagoa, Paúl da Serra e Encumeada são três das etapas, conhecidas como as mais desafiantes.

O Rali tem início nesta sexta-feira, dia 1 e termina a 3 de agosto, mesmo dia da entrega dos prémios.

A primeira edição do Rali Vinho da Madeira teve lugar em 1959, mas só em 1979 passou a fazer parte do Campeonato Europeu de Ralis. Entre 2006 e 2010 fez também parte do Intercontinental Rally Challenge, o que proporcionou uma difusão mais internacional do evento, nomeadamente através da cobertura televisiva do grupo Eurosport para um grande número de países.

A RTP2 vai acompanhar o Rali, no domingo, das 16h00 às 18h15.

Domingo, 3 de agosto, às 22h00: "Outlander - A Vingança", no canal Hollywood
Dos criadores de “Senhor dos Anéis”, “Outlander – A Vingança” tem lugar na Escandinávia em 709 d.C.

A história começa quando uma nave extra-terrestre despenha-se na Terra e, dos destroços sobrevive um soldado, Kainan (James Caviezel), um humano de outra galáxia. Nesse nave estava também Moorwen, uma criatura monstruosa e sedenta de sangue.

Kainan é capturado por Wulfric (Jack Huston), um guerreiro viking, e feito prisioneiro pela tribo liderada pelo Rei Hrothgar (John Hurt).

Quando Moorwen destrói uma das aldeias vikings, a tribo faz uma aliança com Kainan e, juntos, tentam eliminar o monstro alienígena.

O filme promete animar a noite de domingo, com muita ficção científica, ação e aventura.

Segunda-feira, 4 de agosto, às 21h30: "Do or Die", no National Geographic Channel
O National Geographic Channel apresenta a nova série "Do or Die". Em cada episódio, conta histórias reais, de pessoas que vivem situações desesperantes e, a série, oferece aos telespectadores as escolhas que estes indivíduos enfrentam na luta para sobreviver.

Através de vídeos capturados no momento e de imagens geradas por computador, "Do or Die" apresenta momentos captados em situações de vida ou morte. Mas antes de descobrir como o herói sobrevive, os telespectadores podem colocar os seus próprios instintos em teste, avaliando três opções de sobrevivência para cada cenário - dois dos quais podem ser mortais. No dia 4, será exibido o episódio "Gelo na Auto-estrada".

Terça-feira, 5 de agosto, às 21h00: "Jamie Oliver: Escapadelas Culinárias", no 24Kitchen
Na companhia do famoso chef Jamie Oliver, o 24Kitchen leva os espectadores numa fantástica e deliciosa viagem pelos sabores, ingredientes e culturas de vários países da Europa e Norte de África.

Depois do sucesso de "Jamie’s American Road Trip", Jamie Oliver faz-se uma vez mais à estrada numa expedição culinária através da gastronomia de Marraquexe, Andaluzia, Estocolmo, Atenas, Veneza e Pirenéus Franceses.

Num total de seis episódios, Jamie Oliver vai ter de caçar javalis, apanhar trufas nos Pirenéus e pescar com uma lança em Atenas. Com estas suas experiências, o cozinheiro 24Kitchen vai descobrir e confecionar receitas autênticas e frescas, incluindo a famosa comida de rua de Marraquexe, o arenque na Suécia e os camarões doces de Veneza.

"Jamie Oliver: Escapadelas Culinárias" é uma saborosa série repleta de cheiros e culturas que procura dar inspiração para a criação de novos e deliciosos pratos.

Quarta-feira, 6 de agosto, às 22h26: "Good - Um Homem Bom", no AXN Black
O professor John Halder (Viggo Mortensen) é chamado, em abril de 1937, para comparecer à Chancelaria do Führer, em Berlim.

Uma obra escrita por Halder, alguns anos antes, chama a atenção do Comité do Reich para Registo Científico de Doenças Hereditárias Graves.

Melhor amigo do psicanalista judeu Maurice (Jason Isaacs), Halder tinha conseguido manter-se distante do avanço do nacional-socialismo alemão, liderado por Adolf Hitler, até aquele momento.

Mas a história mostra como a mentalidade de Halder foi mudando gradualmente, desde maio de 1933, quando este começou a escrever a obra que chamou a atenção dos nazistas.

Agora, em 1937, Halder aceita fazer parte do governo do qual anteriormente fazia piadas – e com a sua história, torna-se possível conhecer um pouco mais sobre o papel que a intelectualidade alemã assumiu naqueles anos de regime nazista.

Quinta-feira, 7 de agosto, às 21h15: "Trophy Wife" na Fox Life

Malin Akerman interpreta a personagem de Kate, uma rapariga que vivia para festas mas que se torna na terceira esposa de Pete. O casal conhece-se quando Kate caiu nos braços (literalmente) de Pete, num bar de karaoke e, um ano depois, Kate conseguiu uma família instantânea, com três enteados e duas ex-mulheres: Diane e Jacki

Pete é interpretado por Bradley Whitford, a sua primeira ex-mulher Diane é representada por Marcia Gay Harden e a segunda, Jacki, é interpretada por Michaela Watkins.

A estreia desta comédia, com assinatura da ABC é absolutamente imperdível e pode acompanhá-la, de segunda a sexta-feira, na FOX Life.

Quinta-feira, 7 de agosto, à 01h00: "O Universo: Enigmas Ancestrais - episódio 1" no Canal História
O primeiro episódio foca-se na estrutura mais misteriosa do planeta, há mais de 5000 anos que Stonehenge se ergue numa planície no sul de Inglaterra.

Porque foi construída? Neste episódio, é explorada a possibilidade de ter sido um observatório astronómico pré-histórico, onde sacerdotes primitivos profetizariam com base nos complexos movimentos do Sol e da Lua, reconhecendo padrões que só milénios depois voltariam a ser descobertos. Esses xamãs podem ainda ter sido os primeiros astrónomos a prever eclipses.

Esta minissérie do Canal História recorre a especialistas e CGI de “O Universo” para dar respostas e demonstrar como o nosso passado está ligado à história do Universo.

Comentários