Artigo

Zapping da semana: Das aventuras da sessão da tarde a uma noite no museu

Uma sessão dupla de cinema em casa pode ser pouco quando o tempo não convida a sair. Por isso, sugerimos tardes dedicadas às sagas de Super-Homem e Jason Bourne para o fim de semana. A ementa fica por conta de Jamie Oliver e depois dos filmes pode passar-se uma noite no museu ou num hotel reinventado por Gordon Ramsay.

Sexta, 21 de novembro, às 21h00: "Klondike" (estreia) no Discovery Channel
Além de ser a primeira série de ficção do Discovery Channel, "Klondike" tem outras particularidades. É produzida por Ridley Scott, o protagonista é interpretado por Richard Madden - o Robb Stark de "A Guerra dos Tronos" - e o elenco tem ainda gente como Tim Roth e Abbie Cornish. A ação ambienta-se em finais do século XIX, numa pequena vila do Canadá, e acompanha um grupo de mineiros em plena febre do ouro.

Sexta, 21 de novembro, às 23h15: "Entre Mundos" (estreia) no Odisseia
Em dois episódios - o primeiro chega esta sexta, o segundo na próxima, dia 28 -, esta viagem por alguns dos locais mais remotos do planeta apresenta seis populações indígenas que resistem aos avanços da globalização. México, Micronésia, Etiópia, Gronelândia, Brasil e Niger são os destinos.

Sábado, 22 de novembro, às 13h23: "Super-Homem" na Fox Movies
Todos os filmes do Super-Homem exceto o mais recente, "Homem de Aço". É esta a proposta da Fox Movies para a tarde e parte da noite de sábado, com um especial que arranca no emblemático "Super-Homem", de Richard Donner, e continua com "Super-Homem 2" (15h42), "Super-Homem 3" (17h46), "Super-Homem IV - Em Busca da Paz" (19h47) e "Super-Homem: O Regresso" (21h15). A qualidade dos filmes é variável, mas esta é uma boa oportunidade para ficar a conhecer a saga.

Sábado, 22 de novembro, às 20h35: "Sangue Fresco" (estreia da T5) no AXN Black
Ao contrário de "Sete Palmos de Terra", esta mais recente criação de Alan Ball não conseguiu manter o arrojo e interesse ao longo de várias temporadas. A história de vampiros (e outras criaturas sobrenaturais) do Louisiana durou sete e já terminou nos EUA, mas a quinta chega agora ao AXN Black. Apesar de tudo, é melhor do que a quarta e entre o motor da ação está a Autoridade, uma organização que que defende a coexistência entre humanos e vampiros. Para não variar, o plano vai correr mal e o resultado é sangrento...

Sábado, 22 de novembro, às 22h10: "Nos Bastidores do Assassinato de JFK" na RTP2
Mais de meio século depois, o assassinato de Kennedy continua a alimentar diversas teorias e especulações sobre o que realmente se passou a 22 de novembro de 1963, em Dallas. Muitas delas estão neste documentário atento aos detalhes, desde os tiros ouvidos na Dealey Plaza para o Hospital Parkland à atmosfera da sala de autópsia.

Sábado, 22 de novembro, às 23h30: "Hotel Hell" (estreia) na SIC Radical
Um dos chefs com mais mau feitio do pequeno ecrã (e muito provavelmente fora dele) tem aqui um desafio pronto a testá-lo. Mais do que o conhecimento de restaurantes, o escocês terá de por à prova a sua qualificação na gestão de hotéis e estabelecimentos similares, tentando reverter os prejuízos e fazer lucro. Não vai ser fácil, mas também foi para isso que o convidaram.

Domingo, 23 de novembro, às 15h42: "Identidade Desconhecida" na Fox Movies
Se no sábado o destaque do Fox Movies vai para o Super-Homem, a tarde de domingo fica por conta do super espião Jason Bourne, com os três primeiros filmes da saga iniciada por Doug Liman, protagonizada pro Matt Damon e continuada (e também aprimorada) por Paul Greengrass. O segundo realizador e o ator já confirmaram que vai haver mais uma aventura depois da trilogia - e do spin-off "O Legado de Bourne", com Jeremy Renner. Até lá, há tempo de (re)ver o arranque, "Supremacia" (17h37) e "Ultimato" (19h23).

Segunda, 24 de novembro, às 22h00: "À Boleia pela Galáxia" no AXN Black
Baseada no livro de culto de Douglas Adams, esta adaptação a cargo do britânico Garth Jennings manteve-se fiel ao tom sarcátisco e despretensioso do original. Martin Freeman, Mos Def e Zooey Deschanel são alguns dos nomes do elenco desta aventura espacial com comédia e romance à mistura.

Terça, 25 de novembro, às 21h00: "Receitas Que Nos Fazem Felizes: As Melhores Receitas Para Partilhar Com os Amigos" (estreia) no 24 Kitchen
Para Jamie Oliver até pratos clássicos e tradicionais podem e devem ser reinventados, sobretudo neste programa cujo título diz bem ao que vai. Os pratos de sempre, mas ainda capazes de surpreender mantendo as ligações à família ou amigos, com receitas de várias parte do mundo, são o destaque desta proposta sempre filmada na casa do chef britânico, onde não faltam convidados.

Terça, 25 de novembro, às 23h20: "Os Grandes Museus do Mundo" na RTP2
Programas sobre museus acabam, muitas vezes, por cair num formato demasiado institucional, mas esta produção da France 3 destaca-se por conseguir manter o lado didático juntando-lhe alguma irreverência. Boa parte dela vem mesmo do animador, Eric Brunet, que mantém um tom lúdico enquanto apresenta não só monumentos de todo o mundo, mas também um retrato da época que os viu nascer.

Todas as sugestões desta lista podem ser vistas na programação do MEO.

Comentários