Artigo

Zapping da semana: Dez propostas entre trolls e a realeza

A previsão de mau tempo para os próximos dias pode não ser assim tão má quando ainda há opções estimáveis no pequeno ecrã. E se entramos no fim de semana a caçar trolls, logo a a seguir destacamos a nata do cinema europeu, conversas de luxo, o cabeleireiro mais famoso de Nova Iorque ou uma visita aos bastidores da realeza.

Sexta, 12 de dezembro, às 21h15: "O Caçador de Trolls" no Fox Movies
Após um surto de ataques a ursos numa reserva natural, que o Governo tenta desdramatizar, alguns estudantes de cinema decidem apurar a verdade. Ignorando partem em busca de material para um documentário. Durante a busca, conhecem um homem enigmático conhecido como o "caçador de trolls". E é então que descobrem o segredo mais bem guardado do Governo norueguês: a existência de trolls, seres que eles julgavam apenas habitar na sua imaginação. Mistura de terror e comédia, este mockumentary (falso documentário) realizado pelo norueguês André Øvredal teve um percurso elogiado em festivais internacionais, incuindo o português MOTELx.

Sábado, 13 de dezembro, às 18h00: Prémios do Cinema Europeu na RTP2
O controverso "Ninfomaníaca", de Lars von Trier, ou "Sono de Inverno", de Nuri Bilge Ceylan, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, são alguns dos filmes nomeados para a 27ª edição dos Prémios do Cinema Europeu 2014, cuja cerimónia decorre em Riga, na Letónia, e é transmitida em direto. Nos últimos dois anos, os vencedores do prémio para Melhor Filme acabaram por ganhar o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro: "Amor", de Michael Haneke, e "A Grande Beleza", de Paolo Sorrentino.

Sábado, 13 de dezembro, às 22h30: "Baseado Numa História Verídica" no Canal Q
António Manuel Ribeiro, Katia Guerreiro e José Avillez foram alguns dos últimos convidados deste programa de Aurélio Gomes. O nome desta semana ainda não foi revelado, mas, como sempre, a entrevista biográfica vai seguir as regras da escrita dos guiões de cinema, um dos motivos para estas conversas serem das melhores do pequeno ecrã. Repete domingo às 18h40.

Domingo, 14 de dezembro, às 15h04: "Não te Metas com o Zohan" no AXN
Se muitos domingos à tarde acabam por ser insperáveis de filmes como Adam Sandler, haverá certamente escolhas menos felizes do que esta comédia com argumento do ator e de Judd Apatow. A ação centra-se num comando israelita que simula a sua morte de forma a perseguir um sonho: tornar-se no cabeleireiro mais famoso de Nova Iorque. A premissa é disparatada, a execução também, mas o resultado diverte.

Domingo, 14 de dezembro, às 21h50: "A Rainha" no AXN White
Um dos grandes papéis de Helen Mirren está neste drama do confiável Stephen Frears ("Ligações Perigosas", "Anatomia do Golpe") que acompanha a Rainha Isabel II após a morte da princesa Diana, em especial as divergências com Tony Blair sobre a forma como deve reagir à notícia perante os britânicos. Michael Sheen está igualmente à vontade na pele do então Primeiro-Ministro num biopic inspirado e elogiado.

Segunda, 15 de dezembro, às 18h30: "Masterchef Júnior" na SIC Mulher
Os já bem conhecidos Gordon Ramsay, Graham Elliot e Joe Bastianich compõem o núcleo de jurados desta aventura culinária em que 24 crianças, entre os 8 e os 13 anos, são escolhidas para entrar na competição. Cada episódio conta com a eliminação de dois mini chefs e a produção garante que os desafios são facilitados devido à idade dos concorrentes, exigindo a criatividade, rigor e eficiência associados à chancela "Masterchef".

Terça, 16 de dezembro, às 22h20: "Haven" (estreia da T5) no Syfy
O regresso à pequena vila de Haven faz-se com mais 26 episódios que prometem várias mudanças nas vidas de todas as personagens. Audrey Parker terá desaparecido para sempre ou haverá ainda esperança de que consiga derrotar a Mara e reaver a sua vida? Esta é uma das questões recorrentes dos fãs que começam agora a ter resposta.

Quarta, 17 de dezembro, às 22h20: "Boardwalk Empire" (final com episódio duplo) no AXN Black
Com gente como Martin Scorsese e Mark Wahlberg na produção, uma das séries mais aplaudidas dos últimos anos despede-se com dois episódios que revelam o destino do protagonista, o político e gangster Enoch “Nucky” Thompson, em Atlantic City, depois de terminada a Lei Seca. Além dos bons diálogos e recriação de época, vai ser difícil dizer adeus a um elenco de luxo comandado por Steve Buscemi e com nomes como Michael Shannon ou Jeffrey Wright.

Quarta, 17 de dezembro, às 22h20: "A Caça" no Cinemundo
O mais recente filme de Thomas Vinterberg foi um dos nomeados para Óscar de Melhor Filme Estrangeiro este ano e uma das melhores obras a passar pelas salas de cinema no ano passado. Drama adulto e intenso, centra-se num homem injustamente acusado de pedofilia numa pequena localidade dinamarquesa, mote de uma teia de medo e desconfiança muito bem acompanhada pela interpretação de Mads Mikkelsen.

Quinta, 18 de dezembro, às 22h00: "MTV's Biggest Music Moments of 2014" na MTV Portugal
Qual o top 20 dos momentos musicais mais espetaculares de 2014? É isso que este especial da MTV pretende recordar, com episódios que incluem a digressão mundial do casal Beyoncé e Jay Z, a atuação de Macklemore & Ryan Lewis ou o casamento memorável de Kanye West e Kim Kardashian. Escolhas discutíveis, como quaisquer outras, mas que pelo menos são das ocasiões em que o canal volta a dar algum destaque à música...

Todas as sugestões desta lista podem ser vistas na programação do MEO.

Comentários