Artigo

Zapping da semana: Dez propostas para encher o prato

"Eat: A Hitória da Comida" e "Doces Estados da América" são sérios candidatos a programas mais saborosos, mas a estreia das novas temporadas de "Banshee", "Girls" ou "Looking" também abrem o apetite. Fique a par de outros bons motivos para ligar a TV nos próximos dias.

Sábado, 24 de janeiro, às 16h25: "Doidos à Solta" no Canal Hollywood
A sequela desta comédia dos irmãos Farrelly chegou às salas de cinema no final do ano passado, mas as opiniões foram quase unânimes: este é dos casos em que não há amor como o primeiro. E esse está entre os clássicos da dupla de "Doidos por Mary" ou "O Amor É Cego" graças ao misto de humor desvairado e coração, que não será para todos os gostos mas foi bem defendia pela dupla de Jim Carrey e Jeff Daniels.

Sábado, 24 de janeiro, às 23h30: "Banshee" (estreia da T3) no TVSéries
Lucas Hood, em liberdade condicional, assume a identidade do xerife de Banshee, pequena localidade da Pensilvânia, e junta-se à sua compahiera - e parceira no crime - para despistar os criminosos que traíram no passado. A partir daqui David Schickler e Jonathan Tropper criaram esta série do canal Cinemax, cuja combinação de ação e drama foi forte o suficiente para chegar à terceira temporada, em estreia nacional.

Sábado, 24 de janeiro, às 00h32: "Sangue do Meu Sangue" na RTP1
A obra mais elogiada de João Canijo - distinguida com o Grande Prémio do Júri do Festival de Cinema de Miami e o filme português mais visto em 2011 - volta a apostar no olhar realista do cineasta de "Noite Escura" num drama familiar ambientado nos subúrbios lisboetas. Rita Blanco, Cleia Almeida, Anabela Moreira, Nuno Lopes, Beatriz Batarda e Fernando Luís são alguns dos atores de uma história tensa, vincada por segredos e castigos.

Domingo, 25 de janeiro, a partir das 9h45: "O Regresso a Auschwitz" no Discovery Channel
O Discovery Channel preparou um "Dia D" sobre o fim da II Guerra Mundial e propõe vários documentários que analisam as estratégias militares de ambos os lados, o caminho percorrido durante a ascensão do partido nazi e as batalhas mais determinantes do conflito. A jornada especial culmina com a estreia do documentário "Um dia em Auschwitz", às 21h00, centrado numa das vítimas do holocausto nazi e no seu regresso ao campo de concentração em que esteve presa.

Domingo, 25 de janeiro, às 15h15: "The Flash" (estreia) na RTP1
Situada no mesmo universo fictício de "Arrow", a nova série da DC Comics conta a história de Barry Allen, o homem mais rápido do mundo, que se torna num super-herói para proteger Central City. Mas os primeiros episódios, sobretudo a história da origem, lembram mais um herói da Marvel, Homem-Aranha, outro vigilante adolescente. Ainda assim, quem gostar de "Arrow" tem aqui uma proposta a espreitar - e com crossover garantido.

Domingo, 25 de janeiro, às 15h15: "Eat: A Hitória da Comida" (estreia) no National Geographic Channel
Série de seis episódios que conta com mais de 70 depoimentos de nomes do mundo gastronómico, a nova série do NGC dá um novo sabor à história da humanidade ao olhar com atenção para os revolucionários da cozinha e o papel da carne, açúcar, marisco, comida de plástico e grãos. Nigella Lawson, José Andrés, Rachel Ray ou Dan Barber estão entre as estrelas que colaboram na viagem.

Segunda, 26 de janeiro, às 21h00: "Doces Estados da América" (estreia) no 24Kitchen
O chef inglês James Martin junta dois dos seus maiores prazeres da vida – cozinhar e conduzir – numa travessia pelos EUA na qual vai provar os melhores bolos e doces do país. Para além de dar a conhecer a doçaria norte-americana, reinventa receitas de clássicos como o bolo de cenoura, a tarte de melaço e vários biscoitos, acompanhando ainda a confeção região a região.

Terça, 27 de janeiro, às 21h50: "Verdade ou Mentira" no AXN White
Baseado numa história real, este muito promissor filme de Billy Ray acompanha Stephen Glass, jovem jornalista de Washington que caiu em desgraça quando se descobriu que inventou parte das suas histórias. Hayden Christensen é o protagonista de um drama ponderado que conta também com Peter Sarsgaard, Chloë Sevigny, Rosario Dawson ou Steve Zahn.

Quarta, 28 de janeiro, às 22h30: "Anos de Viver Perigosamente" (estreia) no Odisseia
Premiada com o Emmy de Melhor Série Documental de 2014, esta produção de James Cameron recorre a várias celebridades, de atores a jornalistas, para mostrar o impacto das alterações climáticas. Harrison Ford, Arnold Schwarzenegger, Jessica Alba, Matt Damon, Don Cheadle, Michael C. Hall ou Olivia Munn são alguns dos nomes comprometidos com causas ambientais que conduzem o documentário filmado no Egito, Iémen, Síria, Chile e Bangladesh.

Quinta, 29 de janeiro, às 22h00: "Girls" (estreia da T4) e "Looking" (estreia da T2) no TV Séries
Duas das mais recentes séries da confiável HBO estão de volta à televisão nacional com novos episódios. Primeiro as senhoras de "Girls", a descomplexada produção de Lena Dunham que acompanha o dia a dia de um grupo de amigas de Brooklyn, e a seguir "Looking", a série de Andrew Haigh ("Weekend") centrada em três amigos gay de São Francisco - ambas com uma mistura de drama e comédia, geralmente mais abrupta no primeiro caso, e com olhares frescos sobre as relações humanas.

Todas as sugestões desta lista podem ser vistas na programação do MEO.

Comentários