Artigo

Zapping da semana: Dez sugestões para o sapatinho

Shrek, os Simpsons, E.T., a Bela e o Monstro ou Homem-Aranha são algumas das companhias televisivas que escolhemos para o dia de Natal, com sugestões para toda a família. Mas antes da animação ou dos super-heróis arrancamos com um clássico inevitável....

Quinta, 25 de dezembro, às 14h00: "Música no Coração" na RTP1
É possível celebrar o Natal sem "Música no Coração"? Acreditamos que sim, mas para muito boa gente a quadra não é a mesma coisa sem as aventuras de Julie Andrews e da família Von Trapp. As aventuras e as canções, ou não fosse este clássico de Robert Wise um dos musicais mais celebrados da história do cinema. Esta semana, talvez conquiste mais alguns adeptos.

Quinta, 25 de dezembro, às 14h00: "Shrek Para Sempre" na TVI
Ao quarto e ultimo filme, era difícil que a saga do ogre verde mantivesse a frescura inicial e esta obra de Mike Mitchell está longe de ser das mais memoráveis. Ainda assim, a animação da DreamWorks continua a ser entretenimento capaz de agradar a toda a família, nem que seja pela contribuição de secundários carismáticos como Burro ou Gato das Botas ou pela versão alternativa do reino Bué-Bué Longe.

Quinta, 25 de dezembro, às 15h15: Maratona "Gotham" na Fox
Era uma das séries mais aguardadas do ano e não tem sido consensual, mas quem quiser (re)descobrir este mergulho nas origens do universo de Batman tem direito aos sete primeiros episódios. A história arranca com o assassinato dos pais de Bruce Wayne, investigado por um jovem comissário Gordon (Ben McKenzie) que encontra várias caras conhecidas da DC Comics pelo caminho.

Quinta, 25 de dezembro, às 15h15: "Charlie e a Fábrica de Chocolate" no AXN
A fase recente de Tim Burton pode não ser a mais inspirada da sua filmografia, mas esta adaptação do clássico da literatura infantil de Roald Dahl ainda será dos seus filmes mais imaginativos dos últimos anos. O mesmo vale para Johnny Depp, mais uma vez em modo excêntrico e perfeito como Willy Wonka, proprietário de uma fábrica de chocolate que organiza um concurso para escolher o herdeiro.

Quinta, 25 de dezembro, às 16h05: "A Bela e o Monstro: O Natal Encantado" no Disney Junior
Apesar de o Monstro não gostar do Natal, Bela quer decorar o castelo e organizar uma festa. Mas antes de começarem os preparativos, o órgão Forte e o seu seguidor Pífaro planeiam sabotar a festa e só a esperança da jovem em ensinar ao Monstro o verdadeiro significado do espírito natalício conseguirá evitar os planos. Com novas personagens e cinco novas canções, este filme, também conhecido como "A Bela e o Monstro 2", é a sequela do clássico da Disney mas não chegou a passar pelos cinemas.

Quinta, 25 de dezembro, às 17h10: "E.T. O Extraterrestre" no Cinemundo
Outro dos filmes indissociáveis da quadra natalícia, um dos títulos mais populares de Steven Spielberg continua a unir gerações graças às peripécias de um rapaz e de uma criatura de outro planeta - Elliott e E.T. - nos subúrbios norte-americanos. Depois de o (re)ver, olhar para a Lua na noite de Natal vai ser certamente diferente...

Quinta, 25 de dezembro, às 20h55: "Homem-Aranha 2" na Fox
Peter Parker é confrontado com a tarefa de gerir a sua vida pessoal – o amor secreto por Mary Jane, a raiva que o amigo Harry sente pelo Homem-Aranha, os problemas da tia May – com a sua responsabilidade enquanto super-herói e os ataques da imprensa, que o considera um criminoso. Além disso, surge uma nova ameaça em Nova Iorque: Dr. Octopus, o cientista Otto Octavius que enlouqueceu após uma experiência falhada e se transformou num inimigo com tentáculos metálicos. Destes conflitos surgiu aquele que é habitualmente apontado como o melhor filme da personagem da Marvel, assinado por Sam Raimi.

Quinta, 25 de dezembro, às 21h30: "Os Simpsons: O Filme" no Canal Hollywood
Celebraram 25 anos há poucos dias e continuam a ser uma das famílias mais populares do pequeno ecrã. Mas os Simpsons também já passaram pelo grande, neste bem sucedido filme assinado por David Silverman (um dos criadores de "Monstros e Companhia") em que Homer é obrigado a fugir de Springfield depois de causar um acidente catastrófico.

Quinta, 25 de dezembro, às 21h45: "Guerra dos Pratos" (final) na Fox Life
Concurso gastronómico inteiramente gravado e produzido em Portugal, apresentado por Cláudia Semedo e pelo chef executivo do Bica do Sapato, Alexandre Silva, "Guerra dos Pratos" chega ao final da sua primeira edição depois de ter passado por várias pousadas nacionais, onde destacou pratos típicos de cada região. Uma sugestão para quem quiser variar a ementa da quadra.

Quinta, 25 de dezembro, às 23h25: "Segurança Nacional" (final da T4) na Fox
A série sobre os meandros da CIA protagonizada por Claire Danes não é especialmente natalícia mas promote causar emoções fortes na despedida da quarta temporada. Depois de alguns temerem o desnorte criativo depois da saída de uma das personagens principais, esta fase acabou por ser das mais elogiadas e talvez por isso já haja uma quinta temporada garantida.

Além destas propostas, a SIC vai dar grande destaque ao cinema nos dias 24 e 25 de dezembro, com uma seleção que inclui algumas estreias na televisão nacional. A lista conta com "Força Ralph", "Brave - Indomável", "Toy Story 3", "Oz: O Grande e Poderoso", "À Procura de Nemo", "007: SkyFall" ou "A Vida de Pi", mas os horários de emissão ainda não foram anunciados.

Todas as sugestões desta lista podem ser vistas na programação do MEO.

Comentários