Artigo

Zapping da semana: Entre a comédia romântica e o campo de batalha

Enquanto "Foi Assim Que Aconteceu", "As Bonecas Russas" e "Esquadrão do Amor" olham para os males do coração, Clint Eastwood ou Arnold Schwarzenegger mergulham em terreno minado, real ou fictício. Conheça estas e outras sugestões para o pequeno ecrã.

Sexta-feira, 4 de julho, às 21h15: "Foi Assim Que Aconteceu" (estreia da T9) na Fox Life
Quem é a mãe dos filhos de Ted? Embora muitos fãs já saibam a resposta, a última temporada de "Foi Assim Que Aconteceu" só agora chega à televisão nacional para encerrar de vez a questão. Mas mesmo quem já sabe pode aproveitar para passar mais algumas horas com o protagonista e Lily, Marshal, Robin e Barney, talvez o grupo de amigos mais popular da televisão nos últimos anos.

Sexta-feira, 4 de julho, às 22h00: "Natureza Letal" (estreia) no Odisseia
O Odisseia começa a dedicar as noites de sexta-feira ao aventureiro Steve Backshall numa viagem épica, de pólo a pólo, durante o especial "Natureza Letal". Ao longo destes 31 episódios com a chancela da BBC, Backshall analisa algumas das forças mais letais e impressionantes da natureza, como lava fundida a escorrer por fendas traiçoeiras, grutas submarinas inexploradas, vulcões em atividade ou glaciares poderosos em constante movimento. A aventura arranca esta semana a partir do Ártico.

Sábado, 5 de julho, às 20h10: "Especial Os Dois Lados da Guerra, por Clint Eastwood" no Canal Hollywood
"As Bandeiras dos Nossos Pais" e sobretudo "As Cartas de Iwo Jima" são dois dos filmes mais elogiados de Clint Eastwood, ambos centrados em episódios da Segunda Guerra Mundial - o primeiro olha para os norte-americanos, o segundo para os japoneses. São também o destaque da mais recente sessão dupla do Canal Hollywood, exibidos às 20h10 e às 22h25, respetivamente.

Sábado, 5 de julho, às 21h15: "Tubarão" no Fox Movies
Se o Canal Hollywood aposta em Eastwood na noite de sábado, o Fox Movies começa por recordar um dos filmes mais emblemáticos de Spielberg antes de revisitar também as suas três sequelas, nenhuma capaz de ombrear com o original. Depois de "Tubarão", o canal emite "Tubarão 2" (23h20) e volta à saga no domingo com "Tubarão 3" (21h15) e "Tubarão 4 - A Vingança" (22h55).

Sábado, 5 de julho, às 22h20: "Bem-Vindo a Zombieland" no AXN
Com um bom elenco e algumas boas ideias, este filme de Ruben Fleischer é uma das abordagens recentes mais frescas ao universo dos zombies. O humor sai quase sempre a ganhar ao terror e Jesse Eisenberg, Woody Harrelson, Emma Stone, Abigail Breslin e Bill Murray dão-se bem com o tom despretensioso desta aventura pós-apocalíptica.

Domingo, 6 de julho, às 22h20: "O Exterminador Implacável 2 - O Dia do Julgamento" no Canal Hollywood
Até os detratores de Arnold Schwarzenegger e de James Cameron costumam concordar que o segundo capítulo da saga "O Exterminador Implacável" é um clássico da ficção científica. Por isso, nunca é demais recordar um filme de ação futurista capaz de empolgar mais de 20 anos depois, com Linda Hamilton e Edward Furlong em personagens memoráveis - tal como a de Arnie, claro.

Segunda-feira, 7 de julho, às 22h45: "Hangar 1: Arquivos Extraterrestres" no Canal História
Fundada em 1969, The Mutual UFO Network (MUFON) é a mais respeitada organização dedicada à investigação e ao registo confidencial de atividade OVNI, representada em 42 países e com mais de 800 investigadores. Pela primeira vez, todos os seus processos foram reunidos num edifício abandonado no Ohio, o Hangar 1. A MUFON deu ao Canal História acesso total a esse local, que analisou a documentação e traz novas perspetivas sobre matérias já comprovadas: ocultações presidenciais, apagões, catástrofes e tecnologias estranhas. Cada episódio recorrerá a três a cinco casos para chegar a essas conclusões.

Segunda-feira, 7 de julho, às 23h05: "Esquadrão do Amor" no Canal Q
Todas as segundas-feiras, Ana Markl, São José Correia, Cláudio Ramos e Carlão debatem questões do amor e do sexo "como se fosse um assunto de Estado". Neste talk show sem grandes filtros há ainda espaço para o estudo de caso "A Estocada Final", a crítica de entretenimento para adultos "Ponto Q" e a minissérie sobre fetiches "Casa das Máscaras".

Terça-feira, 8 de julho, às 21h15: "As Bonecas Russas" no Fox Movies
Cinco anos depois das suas aventuras em Barcelona, Xavier (Romain Duris), o herói de "A Residência Espanhola", vive agora em Paris e tenta a realizar o seu sonho de infância: ser escritor. Mas se a realidade acaba por ser diferente, a procura da mulher perfeita traz-lhe ainda mais dilemas. Romain Duris, Kelly Reilly, Audrey Tautou e Cécile De France regressaram aqui à saga de Cédric Klapisch, entre a comédia romântica e o drama, cujo terceiro capítulo, "Chinese Puzzle", chegou no ano passado - mas ainda não estreou nas salas portuguesas.

Terça-feira, 8 de julho, às 22h00: "A Vida é Suportável. Às vezes..." na RTP2
Wislawa Szymborska foi uma figura marcante da poesia mundial, elogiada por Woody Allen ou Umberto Eco. Vencedora do prémio Nobel da Literatura em 1996, não aprecia entrevistas nem aparições públicas - mesmo as de promoção aos seus livros. Por isso, mais do que um documentário, "A Vida é Suportável. Às vezes... " foi um desafio que tenta mostrar a beleza da sua escrtita da poetisa polaca, assim como uma rara oportunidade de a descobrir em frente às câmaras.

Todas as sugestões desta lista podem ser vistas na programação do MEO.

Comentários