Artigo

Zapping da semana: épicos de Hollywood, filmes de culto e o segredo do cuscuz

Leonardo DiCaprio, Kevin Costner e Michael Cera são alguns dos protagonistas das sugestões que deixamos para os próximos dias. Mas também propomos pequenos dramas europeus a ter em conta, duas das séries do momento e décadas de canções.

Sexta-feira, 11 de julho, às 21h20: "The Bridge" (estreia da T2) na Fox
48 horas depois da estreia anos Estados Unidos, a segunda temporada de "The Bridge" chega à televisão nacional através da Fox. Quem não for a tempo, ainda pode acompanhar a estreia na Fox Crime, a 13 de julho, às 22h15, uma vez que a série vai ser transmitida pelos dois canais. Como quase todas as adaptações norte-americanas, não está ao nível do original escandinavo, "Bron", mas recomenda-se, pelo menos, a apreciadores de histórias de investigação criminal.

Sexta-feira, 11 de julho, às 00h41: "Scott Pilgrim Contra o Mundo" na TVI
Realizada por Edgar Wright, protagonizada por Michael Cera e inspirada na BD de culto de Bryan Lee O'Malley, esta aventura que celebra a paixão pelos videojogos, música e, enfim, cultura pop em geral desafia categorizações e talvez por isso não tenha corrido bem nas bilheteiras. Mas é das mais inventivas dos últimos anos, com uma mistura bem sucedida entre comédia romântica e super-heróis.

Sábado, 12 de julho, às 16h15: "Monstros e Companhia" na SIC
Um dos filmes mais populares da Pixar, que alguns já consideram um clássico moderno, é sempre uma boa proposta para toda a família e um luxo num sábado à tarde - até mesmo para quem já tenha visto as peripécias de Sulley e Mike algumas vezes...

Sábado, 12 de julho, às 22h26: "O Segredo de um Cuscuz" na RTP2
Depois de destacar Michael Haneke, em junho, a RTP2 dedica as noites de sábado ao cinema de Abdellatif Kechiche. Em "O Segredo de um Cuscuz", o realizador franco-tunisino acompanha Slimane e o seu sonho de abrir um restaurante de cuscuz, num drama familiar realista que, como é habitual na obra do realizador, é vincado por questões sociais.

Sábado, 12 de julho, às 00h35: "House of Cards" na SIC
Não é fácil dar por ela, mas a elogiada série do Netflix (que voltou a ser nomeada para os Emmys há poucos dias) está a ser exibida pela SIC nos sábados à noite. Esta semana chega o sétimo episódio e quem não acompanha os bastidores da política através de Kevin Spacey e Robin Wright ainda vai a tempo.

Domingo, 13 de julho, às 15h15: "O Aviador" na RTP1
Apesar de ter sido nomeado para 11 Óscares e de ter ganho cinco, "O Aviador" não é dos filmes mais consensuais de Martin Scorsese. Mas a história do milionário Howard Hughes, apaixonado por aviões e pelo cinema, não deixa de ser uma grande produção com tudo a que tem direito e montra de um dos desempenhos mais arrojados de Leonardo DiCaprio.

Domingo, 13 de julho, às 22h00: "Wyatt Earp" no Hollywood
Até dia 18, o Hollywood propõe um "Especial Faroeste" com um western por noite. O ciclo arranca com este épico de Lawrence Kasdan, onde não falta aventura, romance e tensões familiares nem um elenco de luxo, que inclui Kevin Costner, Dennis Quaid ou Gene Hackman. "Duelo de Assassinos", "Rangers", "Imperdoável", "Jerónimo - Uma Lenda Americana" e "Wild Wild West" são os filmes que se seguem durante a semana.

Segunda-feira, 14 de julho, às 21h53: "Estranha Forma de Vida - Uma História da Música Popular Portuguesa" na RTP2
Ao longo de 26 programas, esta série documental traça o percurso da música popular portuguesa desde a década de 1930 até à atualidade, com base no Arquivo da RTP e nos testemunhos de cantores, compositores, produtores e outros atores fundamentais. O primeiro episódio recorda os cantores da Rádio, a canção de protesto, a censura na música, os festivais da canção, as novas gerações de fado e as mudanças do rock na década de oitenta.

Terça-feira, 15 de julho, às 23h06: "Paul" na Fox Movies
Greg Mottola nunca voltou a ter um filme tão popular como "Super Baldas", mas é um dos melhores realizadores do cinema norte-americano recente a combinar drama e comédia. Depois de "Adventureland", "Paul" chamou Simon Pegg, Nick Frost e Seth Rogen para um misto de road movie e ficção científica que aborda a amizade masculina a partir da chegada de um extraterrestre.

Quinta-feira, 17 de julho, às 1h30: "This Is England - Isto É Inglaterra" na RTP1
Shaun, um miúdo problemático, a lidar com a morte do pai na guerra das Malvinas, é o alvo preferido dos colegas da escola. Até que um dia conhece uns rapazes da cena skinhead local que o ajudam e acolhem no seu grupo, o ponto de partida deste elogiado drama do britânico Shane Meadows, já habituado a ambientes suburbanos crus e realistas, mas temperados com algum humor.

Todas as sugestões desta lista podem ser vistas na programação do MEO.

Comentários