Artigo

Zapping da semana: Fantasia, terror e sangue português

Na semana que traz de volta "Era uma Vez" ou "American Horror Story" também há cinema nacional com Rita Blanco na pele de matriarca. Angelina Jolie, Ryan Gosling, Penélope Cruz ou um casal muito anos 90 são outras figuras em destaque no pequeno ecrã.

Sexta, 17 de outubro, à 1h15: "Na Terra de Sangue e Mel" na RTP1
Quem não souber à partida dificilmente adivinha que este filme marca a estreia de Angelina Jolie na realização. Drama ambientado na Guerra da Bósnia, acompanha a relação entre um um soldado sérvio e uma mulher muçulmana que as suas tropas capturaram. E é uma obra adulta, séria e promissora, com interpretações fortes de atores locais.

Sábado, 18 de outubro, às 23h00: "Drive - Risco Duplo" na RTP1
A primeira colaboração de Ryan Gosling com o dinamarquês Nicolas Winding Refn - entretanto já surgiu "Só Deus Perdoa" - continua a ser a mais elogiada, apesar de controversa, sobretudo pelas doses de violência gráfica. O protagonista, um duplo de cinema especializado em condução que colabora em assaltos à mão armada, ficou entre as interpretações mais icónicas do ator norte-americano.

Sábado, 18 de outubro, à 1h00: "Abraços Desfeitos" na RTP1
Um dos filmes mais recentes de Pedro Almodóvar voltou a contar com Penélope Cruz - depois de "Tudo Sobre a Minha Mãe" ou "Voltar" - mas centra-se num escritor cego que recorda uma história de amor vivida há mais de dez anos. Sem ser das obras mais elogiadas do realizador espanhol, vale sempre a pena (re)ver.

Domingo, 19 de outubro, às 14h30: "Romeu e Julieta" no Canal Hollywood
A versão do clássico de Shakespeare ambientada na atualidade foi, para muitos, dos filmes mais emblemáticos dos anos 1990. Antes de alargar as fronteiras do musical com "Moulin Rouge", o australiano Baz Luhrmann já dava especial atenção à banda sonora - que inclui Cardigans, Radiohead, Butthole Surfers ou Garbage - e fez de Leonardo DiCaprio e Claire Danes um casal marcante da geração MTV.

Segunda, 20 de outubro, às 21h00: "Era Uma Vez" (estreia da T4) no AXN White
As personagens de contos de fadas continuam a encontrar-se nos dias de hoje nesta série escrita por Edward Kitsis e Adam Horowitz, de "Perdidos". A quarta temporada junta mais nomes intemporais à galeria e promete uma nova vilã, depois da redenção da Rainha Má, além de mais doses de intrigas, romances e reviravoltas.

Segunda, 20 de outubro, às 21h00: "Resurrection" (estreia da T2) no AXN
Menos de um mês depois da estreia nos EUA, o AXN apresenta a segunda temporada da série decorrida em Arcadia, Missouri, localidade marcada por um estranho fenómeno de habitantes ressuscitados. À medida que vão sendo reveladas ou sugeridas algumas respostas, a entrada em cena de novas personagens adensa as dúvidas...

Segunda, 20 de outubro, às 23h00: "American Horror Story: Freak Show" (estreia da T4) na Fox
A completar uma noite de estreias, a mais recente aposta de Ryan Murphy ("Nip/Tuck", "Glee") mantém-se entre as propostas mais insólitas da televisão atual. O título da quarta temporada não engana ninguém e serve tudo o que promete - senhoras barbudas ou com três seios, um palhaço macabro ou a mulher mais pequena do mundo - com um respeitável elenco que inclui Jessica Lange, Kathy Bates ou Angela Bassett.

Segunda, 20 de outubro, às 00h00: "Trabalho de Actriz, Trabalho de Actor" na RTP2
Antes da emissão de "Sangue do Meu Sangue", a RTP2 recorda o documentário sobre o processo de criação desse drama de João Canijo. O realizador recorda um ano de trabalho com dez atores entre discussões, ensaios e a chegada às cenas mais determinantes do filme.

Terça, 21 de outubro, às 23h45: "Sangue do Meu Sangue" na RTP1
A obra mais elogiada de João Canijo - distinguida com o Grande Prémio do Júri do Festival de Cinema de Miami e o filme português mais visto em 2011 - é exibida no formato para televisão em três partes. A primeira passa na terça, a segunda na quarta (também às 23h45) e a última na quinta (à meia-noite). Rita Blanco, Cleia Almeida, Anabela Moreira, Nuno Lopes, Beatriz Batarda e Fernando Luís são alguns dos atores deste drama urbano ancorado num segredo familiar.

Quarta, 22 de outubro, às 21h20: "Os Anos 90: A Última Grande Década?" (estreia) no National Geographic Channel
O ator Rob Lowe é o narrador desta série documental que falou com mais de 120 personalidades para mergulhar na década de Bill Clinton como Presidente dos EUA, da série "Ficheiros Secretos", do grunge, da disseminação do Viagra ou do êxito de "Macarena". Mais do que a mera nostalgia, o National Geographic Channel quer fazer a ponte entre essa década e a realidade de hoje.

Todas as sugestões desta lista podem ser vistas na programação do MEO.

Comentários