Artigo

Zapping da semana: Foi você que pediu séries quentes e boas?

Nem todas são estreias absolutas, mas é difícil escapar a "The Walking Dead" e vale sempre a pena rir com "Community" ou sentir a tensão de "The Killing". Quem optar por filmes, pode contornar os clichés do thriller com Michael Mann ou James Gray, outras das sugestões do SAPO TV para os próximos dias.

Sábado, 11 de outubro, às 20h30: "Community" (estreia da T5) no AXN White
A série que começou por acompanhar um falso advogado obrigado a regressar à universidade entra na quinta temporada com as suas personagens já licenciadas. A mudança não foi suficiente para que esta comédia durasse muito mais - foi cancelada no final da sexta temporada -, mas quem quiser saber porque é que é, ainda assim, das mais elogiadas dos últimos anos, tem aqui mais uma oportunidade.

Sábado, 11 de outubro, às 22h15: "The Killing" (estreia da T3) no Fox Crime
Depois do caso do caso "Rosie Larsen", que dominou as duas primeiras temporadas, a série policial inspirada na sueca "Forbrydelsen" reencontra Sarah Linden (Mireille Enos) afastada da função de detetive mas desafiada a regressar por Stephen Holder (Joel Kinnaman). O motivo é, mais uma vez, o desaparecimento de uma adolescente.

Sábado, 11 de outubro, às 22h30: "Exterminador Implacável: A Salvação" no Cinemundo
Embora longe do estatuto dos dois primeiros filmes da saga, este quarto episódio foi melhor do que o que seria de esperar tendo em conta o realizador, McG ("Os Anjos de Charlie"), mesmo que o argumento seja de James Cameron. As viagens no tempo voltam a dominar uma aventura de ficção científica que agora acompanha John Connor no futuro, a liderar a resistência humana contra as máquinas. Christian Bale, Sam Worthington, Helena Bonham Carter e Bryce Dallas Howard são alguns dos nomes do elenco.

Sábado, 11 de outubro, às 00h00: "Little Odessa" na RTP1
Uma das melhores revelações do cinema norte-americano dos anos 1990, James Gray estreou-se em 1994 com estre drama centrado num condenado por homicídio que regressa a casa, numa comunidade russa emigrante nos EUA, para ver que os seus problemas estão longe de terminados. Com toques de policial, mas a milhas dos clichés do género, é uma obra a (re)descobrir. E é sempre bom ver Tim Roth, Edward Furlong ou Vanessa Redgrave.

Domingo, 12 de outubro, às 15h26: "Inimigos Públicos" na Fox
Ao longo de mais de duas horas, Michael Mann ("Heat - Cidade Sob Pressão", "Miami Vice", "Colateral") filma o jogo do gato e do rato entre Christian Bale e Johnny Depp, respetivamente um agente do FBI e o gangster mais procurado durante os anos da Grande Depressão nos EUA. Como sempre no percurso do realizador, é um thriller mais cerebral do que com concentrados de ação.

Domingo, 12 de outubro, às 22h15: "The Americans" (estreia) no Fox Crime
Não falta quem aponte este regresso aos ambientes da Guerra Fria como uma das melhores séries do momento. Nos EUA, já se prepara para a terceira temporada, mas vale sempre a pena (re)descobrir a primeira, estreada pela Fox há meses mas com nova vida no Fox Crime. "The Americans" centra-se no casamento de dois espiões do KGB que se fazem passar por americanos nos subúrbios de Washington após à eleição de Ronald Reagan como Presidente dos Estados Unidos.

Segunda, 13 de outubro, às 20h50: "Velas Negras" (estreia) no AXN Black
Já emitida pelo AXN, a primeira temporada desta prequela de "A Ilha do Tesouro" é um dos destaques do AXN Black. Com Michel Bay nos créditos, ambienta-se no século XVIII, em especial nas aventuras de piratas comandadas pelo capitão Flint, o nome mais temido mas que inicia aqui uma eventual caminhada para a redenção.

Segunda, 13 de outubro, às 22h00: "Black Ops da Antiguidade" (estreia) no Canal História
Esta série documental garante que sempre houve forças especiais de elite, do Havai da Idade da Pedra ao Japão do século XVI, da Grécia Antiga ao Império Bizantino, com homens treinados até à perfeição e um devastador leque de armamento ao dispor. O primeiro episódio decorre na Pérsia do século XI e parte do conflito entre muçulmanos xiitas e sunistas.

Segunda, 13 de outubro, às 22h15: "The Walking Dead" (estreia da T5) na Fox
A série de zombies mais popular de sempre já tem uma sexta temporada confirmada - e um spin-off a caminho - e a quinta arranca agora, chegando a Portugal um dia depois da estreia nos EUA. Garantida está, para já, uma personagem homossexual, mas ninguém pode garantir a sobrevivência de nomes de culto como Michonne, Daryl Dixon, ou mesmo o protagonista, Rick Grimes.

Quinta, 16 de outubro, às 23h20: "Tanto Para Conversar" na RTP2
A radialista Inês Meneses, o apresentador e jornalista Pedro Rolo Duarte, a cantora Manuela Azevedo, o jornalista Luís Osório e a sexóloga Gabriela Moita são os condutores deste programa de conversas em reposição na RTP2. A vocalista dos Clã é a entrevistadora em destaque na próxima semana e convida Bruno Nogueira na emissão de quinta feira.

Todas as sugestões desta lista podem ser vistas na programação do MEO.

Comentários