Artigo

Zapping da semana: Há estrelas no céu e na passadeira vermelha

A cerimónia dos Globos de Ouro, no domingo, é pretexto para o regresso de "Fashion Police", agora sem a língua afiada de Joan Rivers. Mas quem preferir estrelas cósmicas pode apreciar as "Noites Espaciais" do Discovery Channel ou a nova versão da lendária "Cosmos: A Odisseia no Espaço", outras das sugestões televisivas para os próximos dias.

Sábado, 10 de janeiro, às 22h15: "Sons of Anarchy" (estreia da T5) no Fox Crime
A muito aconselhável saga do clube de motards já terminou em dezembro passado, nos EUA, com a sétima temporada, mas por cá só agora estreia a quinta. Arranca com Jax (Charlie Hunnam) e Tara (Maggie Siff) como os novos rei e rainha do clube, após conhecerem a verdade por trás da morte do pai deste e de enfrentarem as consequências dos atos ilícitos da organização.

Sábado, 10 de janeiro, às 23h25: "A Máscara" ("Persona") na RTP2
Uma das obras mais elogiadas de Ingmar Bergman, "A Máscara" (ou "Persona", no original), segue uma atriz de teatro que parte para uma casa de campo, sob os cuidados de uma enfermeira que a admira e tenta compreender a razão do seu silêncio. A impressionante sequência inicial e as atuações viscerais de Bibi Andersson e Liv Ullman, além da própria realização do mestre sueco, tornaram este filme de 1966 num clássico.

Domingo, 11 de janeiro, às 15h41: "O Comboio das 3 e 10" no AXN
Remake do filme homónimo dos anos 1950, assinado por Delmer Daves, este western é uma das melhores obras de James Mangold ("Walk the Line", "Vida Interrompida", "Wolverine"), que aqui acompanha a viagem de comboio de um bandido capturado, mas pronto a ser resgatado. Christian Bale e Russell Crowe aderem ao jogo do gato e do rato com desenvoltura.

Domingo, 11 de janeiro, às 00h00: cerimónia dos Globos de Ouro" na SIC Caras
Amy Poehler e Tina Fey apresentam a cerimónia da 72ª edição dos prémios norte-americanos, transmitida em exclusivo nacional pela SIC Caras. "Birdman (ou a Inesperada Virtude da Ignorância)", de Alejandro González Iñárritu, que chegou esta semana às salas nacionais, lidera a corrida nas categorias de cinema, com sete nomeações. Na competição televisiva, "Fargo", com cinco nomeações, e "True Detective", com quarto, são as preferidas.

Segunda, 12 de janeiro, às 21h00: "Noites Espaciais" no Discovery Channel
As "Noites Espaciais" do Discovery Channel, todas as segundas-feiras, arrancam o primeiro dos três documentários dedicados a missões interestelares. "A Odisseia do Cometa Ison" dá a conhecer o gigante rochedo gelado que cumpre a sua trajetória em torno do Sol. Graças às câmaras do Discovery, os espectadores poderão acompanhar este corpo celeste na sua viagem pela galáxia. A seguir, "O Grande Telescópio" apresenta o processo de desenvolvimento e construção do telescópio Discovery. O documentário mostra as características deste objeto de grandes dimensões que, após dez anos de construção e aperfeiçoamento, é capaz de desvendar mistérios escondidos para além de Neptuno, em toda a Via Láctea, noutras pequenas galáxias e noutros objetos celestes.

Segunda, 12 de janeiro, às 22h20: "Gente Gira" no Fox Life
Um dos papéis mais arriscados de Adam Sandler está nesta comédia negríssima de Judd Apatow, talvez a mais conseguida do realizador de "Um Azar do Caracas" e "Virgem aos 40 Anos". Aqui o norte-americano é um comediante que descobre que tem uma doença incurável, restando-lhe menos de um ano para viver, e volta a contactar figuras do seu passado ao lado do novo assistente. Seth Rogen, Eric Bana, Johan Hill e Leslie Mann compõem o elenco.

Terça, 13 de janeiro, às 22h20: "The Good Wife" (estreia da T6) na Fox Life
Julianna Margulies está de volta ao papel de Alicia Florrick, uma das personagens femininas mais fortes e populares da televisão dos últimos anos. A sexta temporada tem a tarefa de manter a fasquia depois uma morte, na época anterior, ter gerado uma viragem decisiva que chocou os fãs.

Terça, 13 de janeiro, às 23h30: "Cosmos: A Odisseia no Espaço" (estreia) na RTP2
A série de televisão que transformou a divulgação da ciência em 1980, com a mão inconfundível de Carl Sagan, tem agora uma nova versão, mais atualizada, pelo famoso astrofísico norte-americano Neil deGrasse Tyson. Estes 13 episódios, mais do que revelar as últimas fronteiras do universo que as descobertas científicas das últimas décadas puseram a nu, tentam inventar novos modos de contar histórias científicas e reinventar elementos célebres da série original, incluindo o Calendário Cósmico e o Navio Especial da Imaginação. O resultado não foi tão consensual como o da série matriz, mas confirma a singularidade da aposta.

Quarta, 14 de janeiro, às 20h00: "Fashion Police" no E!
Como continuar depois da morte de Joan Rivers, o rosto (e voz) mais emblemático deste olhar sobre os looks das celebridades? A equipa de "Fashion Police" optou por manter Kelly Osbourne e Giuliana Rancic mas convoca agora Brad Goreski e Kathy Griffin. A cerimónia dos Globos de Ouro, evento em destaque neste regresso, deverá ser apetecível para os adeptos do estilo.

Quinta, 15 de janeiro, às 23h00: "O Povo Que Ainda Canta" na RTP2
Entre as novidades da grelha da RTP2 está esta série documental produzida pela Música Portuguesa A Gostar Dela Própria, registo das viagens de Tiago Pereira pelo país. Neste segundo episódio de um conjunto de 26, o realizador aborda a questão social da música a partir da experiência do grupo de percussões de Valhelhas, em ambiente de festa tradicional de aldeia.

Comentários