Artigo

Zapping da semana: Há vampiros na política, no liceu e em Nova Iorque

"The Strain", série de Guillermo del Toro ("Hellboy", "O Labirinto de Fauno"), chega finalmente a Portugal e envia uma praga de vampiros para Nova Iorque. Mas o perigo também espreita nos ambientes do liceu de "Amizades Perigosas" ("Heathers"), comédia de culto esquecida, ou nos bastidores políticos de "Borgen", nova aposta da RTP2.

Sábado, 17 de janeiro, às 17h03: "Memento" no AXN Black
Depois do algo ignorado "Following", Christopher Nolan começou a dar que falar através deste thriller cerebral, com dois dos papéis mais celebrados de Guy Pearce e Carrie-Anne Moss, que não demorou muito a ganhar estatuto de culto. Uma obra a (re)ver depois de o novo filme do britânico, "Interstellar", ter sido dos mais populares de 2014.

Sábado, 17 de janeiro, às 18h30: concerto dos 35 anos dos Xutos & Pontapés na SIC Radical
No ano passado, os Xutos & Pontapés celebraram mais de três décadas de carreira e um dos momentos-chave da festa foi a atuação no MEO Arena, em Lisboa. A SIC Radical estreia agora o concerto, com o desfile de alguns dos maiores hinos do rock nacional e temas do último disco da banda, "Puro". Repete a 19 janeiro, às 20h00, e a 23 de janeiro, às 13h00.

Sábado, 17 de janeiro, às 22h20: "Lágrimas e Suspiros" na RTP2
Elogiado tanto pela carga dramática como pelo rigor formal, este drama familiar que conjuga amores antigos e tragédias recentes é para muitos uma das obras-primas de Ingmar Bergman. Vincada por contrastes cromáticos (sobretudo com tons de vermelho e branco), a história de três irmãs está entre as que a RTP2 tem propõe nas noites de sábado de janeiro, dedicadas ao cineasta sueco.

Domingo, 18 de janeiro, às 14h05: "Borat: Aprender Cultura Da América Para Fazer Benefício Glorioso À Nação Do Cazaquistão" no Canal Hollywood
Antes de "Bruno" e "O Ditador" houve Borat, provocação de Sacha Baron Cohen no grande ecrã que até então era mais conhecido pela personagem Ali G. Nesta comédia tão original quanto polémica, um jornalista do Cazaquistão roda um documentário sobre a vida nos EUA e dificilmente deixa alguém indiferente. Pamela Anderson que o diga, numa das cenas mais emblemáticas.

Domingo, 18 de janeiro, às 22h30: "Amizades Perigosas" no Cinemundo
Em finais dos anos 1980, Winona Ryder, Christian Slater e Shannen Doherty participaram nesta comédia de culto de Michael Lehmann que, apesar de se centrar num liceu, estava muito longe dos filmes e séries mais populares da época dedicadas a adolescentes. Com um tom negro e irónico, foi mais elogiada do que vista, por isso vale a pena (re)descobri-la.

Domingo, 18 de janeiro, às 23h00: "Karyna Gomes - Mindjer" na RTP2
Vinda da Guiné-Bissau, onde nasceu e cresceu a ouvir música tradicional, música urbana local e ritmos de todo o mundo, Karyna Gomes foi uma das revelações do ano passado. "Mindjer", que significa "Mulher", é o título do seu album de estreia, homenagem à força, determinação e coragem feminina. Para o conhecer basta ver este concerto intimista nas instalações da RTP.

Segunda, 19 de janeiro, às 22h00: "Borgen" (estreia da T2) na RTP2
Entre as propostas da nova grelha da RTP2 está esta série dinamarquesa criada pela equipa da versão original de "The Killing". Mas em vez da investigação criminal, "Borgen" opta pelo drama politico ao acompanhar o quotidiano profissional e familiar da Primeira-Ministra, do seu assessor de imprensa e de uma jornalista televisiva. Muito bem escrita e interpretada, é talvez a melhor sugestão atual em horário nobre.

Segunda, 19 de janeiro, às 22h20: "Querido Frankie" no Fox Movies
Para proteger o seu filho Frankie, de nove anos, Lizzie inventou uma história sobre o seu pai e conta-lhe que este trabalha a bordo de um navio, escrevendo-lhe cartas em seu nome. Até que chega o dia em já não consegue fugir e terá de escolher entre contar a verdade ou encontrar um homem para assumir a figura paternal. A partir daqui nasceu este drama modesto, mas aconselhável, com Emily Mortimer, Gerard Butler e o pequeno Jack McElhone.

Terça, 20 de janeiro, às 22h15: "The Strain" (estreia) na Fox
Guillermo del Toro já tinha abordado o universo dos vampiros em "Blade 2" mas vai mais longe nesta série criada em parceria com Chuck Hogan, com quem também escreveu a trilogia literária que a inspirou. A produção foi a mais bem sucedida do canal FX nos EUA e parte de um surto viral em Nova Iorque associado a uma estirpe antiga de vampirismo. O culto em torno deste thriller com toques de fantástico e terror já levou a que a série fosse renovada.

Quinta, 22 de janeiro, às 21h15: "Greenberg" no Fox Movies
Num registo distante daquele a que nos tem habituado em alguns dos seus filmes mais populares, Ben Stiller protagoniza esta comédia dramática discreta e amarga de Noah Baumbach ("A Lula e a Baleia", "O Casamento de Margot", "Frances Ha"). Jennifer Jason Leigh, Rhys Ifans e Dave Franco são outros nomes do elenco de um retrato do envelhecimento e da (i)maturidade que parece manter-se no próximo filme do realizador, "While We're Young", também com Stiller.

Todas as sugestões desta lista podem ser vistas na programação do MEO.

Comentários